IBGE divulga os dados do censo 2022 em Caçapava

IBGE divulga os dados do censo 2022 em Caçapava

29/06/2023

Na última quinta-feira, 22 de junho, a equipe do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentou os primeiros números do Censo 2022 para Caçapava. A apresentação aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico com a presença do secretário e de vereadores do município. O número oficial foi publicado nessa quarta-feira (28) no site do instituto.

Em 2022, foram recenseados 40.075 domicílios no município, contabilizando uma população total de 96.202 habitantes (dados oficiais), numa média de 2,86 moradores por domicílio, como pode ser conferido no panorama divulgado NESTE LINK.

Em 2010, o dado concreto do número de habitantes era de 84.752 habitantes, ou seja, houve um crescimento de aproximadamente 13,5%, comparando com os resultados de 2022.

De acordo com o coordenador do Censo Alex Farias, a maioria dos municípios teve baixo crescimento e, em alguns casos, houve até decréscimo da quantidade da população. “O IBGE tem percebido uma queda na taxa de crescimento, que tem ficado menor, ano a ano”, explicou.

Entre os fatores que justificam esse cenário e que podem ser atribuídos a Caçapava, está a questão da taxa de fecundidade que tem sido menor e também um aumento de domicílios como empreendimentos imobiliários, que não representa de fato o surgimento de novas famílias.

Em 1.354 domicílios de Caçapava não foi possível fazer a entrevista por ausência, recusa de moradores ou não comparecimento à entrevista agendada. Esses domicílios contabilizam para o número geral do município a partir do tratamento estatístico dado pelo instituto. A coleta dos dados em todo o país terminou no dia 28 de maio.