Saúde da Mulher, Tuberculose e Obesidade serão os temas tratados pelas campanhas da Atenção Básica no mês de março

07/03/2024

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, programou para este mês, três novas campanhas de conscientização que serão tratadas nas unidades de Atenção Básica (postinhos), por meio de palestras, orientação e encaminhamentos.

A primeira delas é o Março Lilás, que trata da saúde feminina e da prevenção ao câncer de colo de útero. O objetivo é lembrar da importância do cuidado com o corpo, abordando as doenças que afetam especificamente as mulheres.

A campanha é uma oportunidade para compartilhar informações sobre a necessidade dos exames regulares, vacinação e hábitos saudáveis.

A saúde feminina abrange desde aspectos físicos até o bem-estar emocional e mental. É fundamental lembrar que a prevenção passa por buscar ajuda médica, realizar exames preventivos de rotina, receber orientações sobre saúde ginecológica, manter uma alimentação equilibrada e ter a prática regular de exercícios físicos.

Para abordar esse tema com as mulheres, as equipes de enfermeiros e médicos das unidades de saúde vão realizar palestras de acordo com o seguinte cronograma:

Tab Março Lilás

Mês da conscientização sobre a tuberculose

O segundo tema que será trabalhado durante o mês de março na saúde é a conscientização contra a Tuberculose, doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas que também pode afetar outros órgãos do corpo.

A doença é transmitida pelo ar, quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, liberando pequenas gotículas que contém o bacilo de Koch, o causador da enfermidade.

O principal sintoma é a tosse, que pode vir acompanhada de febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento. Recomenda-se que todo indivíduo com tosse de duração de três ou mais semanas procure uma unidade de saúde. A Tuberculose tem cura e seu tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo SUS.

É importante que o paciente tome os medicamentos todos os dias, nas doses adequadas e pelo tempo previsto, que pode ser de seis meses a um ano, dependendo da gravidade do caso.

Mesmo que os sintomas desapareçam, a pessoa diagnosticada deve continuar tomando pelo período indicado, a fim de garantir a cura completa e evitar a resistência aos medicamentos. Em aproximadamente 15 dias de tratamento, a transmissão do indivíduo é interrompida, evitando novas incidências da doença.

Entre as medidas de prevenção estão:

- Ventilação adequada: Manter os ambientes bem ventilados reduz a concentração de bacilos no ar, diminuindo o risco de transmissão;

- Identificação e tratamento precoce: Identificar casos de tuberculose e iniciar o tratamento imediatamente ajuda a interromper a transmissão da doença e agravar a pessoa acometida;

- Proteção individual e coletiva: Pessoas com tuberculose ativa devem usar máscara e, quando estiverem sem, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e evitar o contato próximo com outras pessoas até que não sejam mais contagiosas;

- Vacinação com a BCG: eficaz na prevenção de formas graves de tuberculose em crianças, especialmente em regiões onde a doença é endêmica.

As palestras de orientação sobre a doença acontecerão nos postinhos nas seguintes datas:

Tab Tuberculose

Prevenção da Obesidade

Outra campanha que será tratada no mês de março é a prevenção à obesidade, que se tornou uma das maiores crises de saúde pública enfrentadas, atualmente.

O objetivo é orientar para as escolhas alimentares saudáveis e a prática regular de atividade física, essenciais para combater o problema.

A recomendação é que as pessoas tenham sempre a opção por alimentos frescos e naturais, evitando os ultraprocessados carregados de calorias vazias. Cozinhar em casa e preparar refeições nutritivas também ajuda no controle do peso, além de promover hábitos alimentares saudáveis em família, por meio de escolhas conscientes e equilibradas.

A prática de caminhadas, corridas e esportes de forma geral podem fazer uma grande diferença na prevenção da obesidade e na melhoria geral da saúde.

A abordagem deste tema vai acontecer nas unidades de saúde nas seguintes datas:

Tab Obesidade