Mês de conscientização para a inclusão tem atividades nas escolas e piquenique na Moçota

13/09/2023

O Núcleo de Apoio à Inclusão da Educação (NAI), em parceria com as escolas municipais, começou o mês de setembro com atividades em menção ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que é celebrado, desde 1982, no dia 21 de setembro.

A data foi escolhida por ser também o Dia da Árvore, que se tornou o símbolo da causa, mostrando que uma sociedade tem que ser sustentável em todos os aspectos, incluindo na garantia de direitos da pessoa com deficiência (PCD), possibilitando a equidade de todos.

As ações estão sendo realizadas, principalmente, nas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado), com palestras e atividades de conscientização com os alunos e multiplicação de conhecimento para a comunidade escolar.

A EMEF Aluísio França Barbosa construiu uma sala de experimentação e vivência sensorial, envolvendo alunos e professores em atividades integrativas e de conscientização (fotos na matéria).

Além das atividades na escola, na última segunda-feira (11), profissionais do NAI realizaram uma reunião em HTC na EMEF Prof. Eliel de Almeida Martins, com o objetivo de explicar o trabalho desenvolvido pela equipe multidisciplinar institucional e a promoção do trabalho colaborativo. A reunião foi conduzida pela psicopedagoga, psicóloga e pela assistente social do núcleo.

Piquenique da Inclusão

No dia 21 de setembro, o Parque da Moçota será o cenário para um piquenique da inclusão, com a participação dos alunos da rede municipal, Conviver e Apae, representantes das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Defesa e Mobilidade, Esporte e representantes do grupo Trotando em Frente e do Essência Azul.

O piquenique acontece em dois horários, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. O objetivo é reunir pessoas ligadas à causa e atendidos pelas instituições para criar um momento de reflexão e descontração.

Uma novidade que o piquenique trará este ano é a participação de uma equipe do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que estará à disposição nos dois horários para fazer o cadastro de pessoas com deficiência que queiram se posicionar no mercado de trabalho.

Setembro Verde

O mês de setembro, foi o mês escolhido para dar visibilidade a luta das pessoas com deficiência, que sempre estiveram longe dos espaços de fala e decisão, seja por preconceito, discriminação ou estigma.

O Comitê Brasileiro de Organização Representativa das Pessoas com Deficiência (CRPD) convida toda a sociedade para participar da Campanha Setembro Verde.

A maioria das pessoas com deficiência ainda enfrenta dificuldade no acesso a direitos básicos como saúde, educação, habitação e trabalho.

A data foi criada para dar visibilidade a este público, a fim de levar a população à reflexão sobre o respeito às diferenças.