Parque da Moçota recebe Roda de Conversa sobre o Município Verde Azul

No dia 28 de fevereiro, sexta-feira, das 9h30 às 11h00, o Parque Ecológico da Moçota vai sediar uma roda de conversa entre funcionários e gestores das diversas secretarias da Prefeitura e munícipes interessados sobre o Programa Município Verde e Azul, do Governo do Estado de São Paulo.

O objetivo é apresentar ao público presente os conceitos do programa, quais as ações necessárias para atender os critérios de participação e a importância da atuação de todas as secretarias municipais dentro do Município Verde Azul. A apresentação será feita pela bióloga e engenheira ambiental sanitarista, Lígia Zanco, que intermediará a conversa.

O Município Verde Azul foi criado em 2007 por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O programa visa auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

Em Caçapava, as primeiras ações de integração com o programa foram realizadas em 2012, mas foi no último ano que o Município ficou melhor posicionado no ranking de ações dentro do programa. Em setembro de 2019, foi entregue, por exemplo, a primeira sede sustentável, na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, com dez adaptações que tornaram o prédio um exemplo de sustentabilidade para outras secretarias. A pontuação definitiva do ranking sai em março deste ano.