Caçapava realiza Conferência da Assistência Social e elege delegados para etapa estadual

Na última quarta-feira (07/07), aconteceu a X Conferência Municipal da Assistência Social de Caçapava. Em razão da pandemia e seguindo todos os protocolos de segurança, o evento foi realizado de forma híbrida, presencial com participação de 70 pessoas mediante inscrição prévia, e virtualmente, com transmissão pelo canal do YouTube da Prefeitura.

Durante a conferência, sociedade civil e poder público do município se reuniram para avaliar a política da assistência social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

O evento gerou mais de 35 propostas que servirão como diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios. Como por exemplo, a implantação de novos equipamentos como CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Centro de Convivência de Idosos, Aumento de RH nos equipamentos de Assistência Social, CRAS Itinerante, Implantação do Centro POP para população em situação de rua, entre outras.

Ainda durante a conferência, foram eleitos quatro delegados, sendo um representante dos usuários, dois trabalhadores da Assistência e um suplente. Eles representarão o município na Conferência Estadual da Assistência Social, que ocorrerá em outubro, em São Paulo.

A conferência é o momento de fazer um balanço do que está acontecendo no município com respeito à política de assistência social e estabelecer novos rumos para os próximos anos.

O evento foi dividido em 5 eixos:

EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

EIXO 3 - Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

EIXO 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

EIXO 5 - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.