Turismo

CONHEÇA CAÇAPAVA


O município de Caçapava foi fundado em 1855. Originário de dois núcleos distintos, o primeiro fundado em 1705, por Jorge Dias Velho e sua esposa, Sebastiana de Unhate, no lugar onde hoje encontra-se o bairro de Caçapava Velha. O povoado que se formou ao redor foi elevado a freguesia em 18 de março de 1813, com o nome de Nossa Senhora da Ajuda, pertencente ao município de Taubaté. Foi passagem forçada das bandeiras que se dirigiam às Minas Gerais e das tropas que retornavam. Segundo o historiador Benedito Alípio Bastos, foi a "célula mater" da organização social, política e religiosa daquela parte do território paulista.

Em consequência de inúmeras lutas políticas que obrigaram a população a transferir-se para a fazenda do coronel João Dias da Cruz Guimarães, onde desde 1842 já existia uma capela em louvor a São João Batista, iniciou-se ali um novo núcleo.

Caçapava, assim como os demais municípios do Vale do Paraíba que margeiam a Rodovia Presidente Dutra, se beneficiou da expansão industrial do estado de São Paulo, com um parque industrial considerável e uma localização estratégica com acesso fácil e rápido entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A fauna e flora são abundantes, com maciços de mata atlântica preservadas e um relevo montanhoso que desenha a paisagem cênica do município por onde percorrem trilhas e estradas históricas, como é o caso da Rota do Tropeiro, um dos principais patrimônios histórico-culturais do município.

O grande potencial turístico do município está na prática dos segmentos de Ecoturismo, Histórico-Cultural e Rural.

No município existe a Trilha do Mirante da Pedra Branca e a Trilha da ‘‘Vorta Fria’’ ou Rota do Tropeiro. São circuitos onde o turista pode percorrer o caminho centenário feito por tropeiros ainda no século XIX, contemplando cenários paisagísticos em grande altitude ou ainda visitar casarões do ciclo do café.

Na área rural, a atividade agrícola é bastante diversificada, sendo predominante a cultura da cana-de-açúcar, famosa nos Mercados das capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, pela sua peculiaridade em sabor e a pecuária leiteira, formam uma importante base econômica do município no setor turístico, com grande quantidade de produtos artesanais derivados desses produtos, à venda nos vilarejos.

O lema da cidade é "Mea autem Brasiliae magnitudo" que significa "A minha grandeza é também a do Brasil". Esta representação está no batalhão do exército sediado no município que é destaque por sua atuação no mundo. Em sua estrutura abriga o Museu Militar que apresenta em seu acervo objetos que contam a trajetória do país nas principais guerras e intervenções armadas que o grupamento participou no mundo.

Outro destaque na área de museus é o Museu Roberto Lee de Antigomobilismo que deu ao município o título de Capital Nacional do Antigomobilismo por ter a única coleção de carros antigos tombada pelo COMDEPHAACT do Estado de São Paulo, e ser esse museu, o pioneiro do segmento na América Latina.

Na área de eventos Caçapava se destaca pela realização de grandes eventos como a Festa de São João, uma das mais tradicionais e beneficentes festas juninas típicas do estado de São Paulo; Corpus Christi, com cerca de 3 km de tapetes confeccionados em areia tingida e materiais recicláveis; entre outros.

Caçapava está inserida no Mapa do Turismo Brasileiro na Região Turística Rios do Vale e integra o Circuito da Cultura Caipira.


CLIQUE AQUI PARA VER O HISTÓRICO DE PONTOS TURÍSTICOS

CLIQUE AQUI PARA VER O MAPA TURÍSTICO DE CAÇAPAVA

CLIQUE AQUI PARA VER O PLANO DIRETOR DE TURISMO

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Estação de Informações Turísticas

Local: Avenida Coronel Alcântara, 385, 
Centro - CEP: 12281-580

Horário de Atendimento
das 8h30 às 17h, de segunda à sexta-feira

Contato

Telefones:
 

VER LOCALIZAÇÃO