Prefeitura implanta dois novos serviços para atendimento à população em situação de rua

Caçapava está implantando dois novos serviços para atendimento à população em situação de rua do município. Será inaugurado na próxima terça-feira, dia 31, às 10h, o Centro de Abordagem Social, projeto que prevê a oferta de serviços como buscas ativas, oficinas e acompanhamento por equipe multidisciplinar. A capacidade de atendimento é de até cem pessoas por mês.

O outro serviço é o reordenamento do Albergue Municipal, que passa a se chamar Casa de Passagem e é destinado ao acolhimento de pessoas em situação de rua que precisam de pernoite. No local, recebem também refeição e banho. Caçapava tem cerca de 50 moradores em situação de rua.

O Centro de Abordagem é um serviço gerido no formato de cogestão, previsto pela legislação de tipificação da política de Assistência Social, por meio de uma parceria da Prefeitura com a OSC (Organização da Sociedade Civil) Mantenedora Vicente Decária, selecionada a partir de chamamento público.

Já a Casa de Passagem é gerida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

O atendimento dos dois serviços, que já está acontecendo em fase de testes, funciona no prédio do antigo Albergue Municipal (rua Cel. João Moreira da Costa, 208-210, Vila Resende).

Além de oficinas e buscas ativas, as duas unidades oferecem ainda serviços como reinserção familiar e encaminhamento para atendimento de especialidades do município.

Os usuários do espaço contarão com o trabalho de uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogo, educador social, oficineiros, entre outros profissionais. A equipe passou por capacitação técnica em março.

De acordo com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, o objetivo dos serviços é trabalhar a restauração de vínculos familiares e promover a recuperação da cidadania da população que se encontra em situação de rua no município. Por isso, os atendidos receberão também apoio para regularizar documentos pessoais, encaminhamento para outras políticas públicas do município, fortalecimento da autonomia, protagonismo e participação social.

Adequação do espaço

A Prefeitura realizou adequações no prédio do Albergue Municipal para receber os dois serviços. O espaço passou por ampla revitalização e reforma na parte estrutural para começar os atendimentos.

A primeira etapa da reforma incluiu manutenção no prédio com troca de piso, serviço de pintura, banheiro PCD (pessoa com deficiência), entre outras melhorias. Os quartos também foram revitalizados e ganharam novas camas. São três tipos de acomodações: masculino, feminino e família.

Além dos espaços de pernoite, foram construídas duas salas pedagógicas, salas de atendimentos psicossociais e salas administrativas.

O Centro de Abordagem e a Casa de Passagem ficam na rua Cel. João Moreira da Costa, 167, Vila Resende. Tel. (12) 3652-9242.