Caçapava recebe cestas do Programa Alimento Solidário do Governo do Estado para distribuição às famílias do Cadastro Único

O Município de Caçapava, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, vai receber do Governo do Estado de São Paulo, cerca de duas mil cestas de alimentos destinadas às famílias do Cadastro Único, que possuam renda de até R$ 89,00 per capita mensal.

A ação está dentro do Programa Alimento Solidário, que atenderá, de forma escalonada (começando com aqueles com maior número de população vulnerável), os municípios do Estado que aceitarem o recebimento e a entrega das cestas em até 72 horas.

Caçapava aderiu ao programa e criou um sistema de recebimento e entrega para cumprir o compromisso, no menor prazo possível. Inclusive envolvendo o apoio do Exército, dos abrigados e das escolas municipais.

As pessoas que terão direito às cestas já foram indicadas pelo Governo Estadual, com base em uma listagem do CAD-Único, de março deste ano. A Secretaria de Cidadania não fará triagem de beneficiados, apenas fará a entrega para os incluídos na lista.

A lista completa com o nome da pessoa e o bairro onde reside pode ser consultada neste arquivo:

LISTA - ALIMENTO SOLIDÁRIO

Como será a distribuição

Para receber as cestas do Estado, programadas para chegar na segunda-feira, 18 de maio, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, com a ajuda da Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, montou uma estrutura no abrigo provisório, onde as caixas serão higienizadas e etiquetadas com a participação dos próprios abrigados.

Na terça e quarta, as cestas serão enviadas para os polos de distribuição montados em dez escolas municipais de diversos bairros, onde o beneficiário poderá retirá-la, mediante a apresentação de RG ou CPF.

Já na quinta-feira, serão entregues nas residências, com a ajuda do exército, as cestas remanescentes, daquelas pessoas que, por falta de informação, não retiraram a cesta no polo indicado.

Quem tiver dúvidas se o nome consta na lista do governo para o programa Alimento Solidário pode entrar em contato com a Secretaria pelo telefone 3655-6191, das 8h00 às 15h00.

As entregas serão realizadas das 10h às 16h, nos dias e locais especificados abaixo:

- Aldeias da Serra – Escola Geny Farah Salles – 20 de maio;

- Caçapava Velha – Escola Zélia de Castro Marques – 21 de maio;

- Jardim Julieta - Secretaria de Cidadania e Assistência Social – 20 de maio;

- Esperança - Conviver – 21 de maio;

- Jardim São José – Quadra (Abrigo temporário) – 20 de maio;

- Maria Elmira – Escola Hercília de Godoy Araújo – 21 de maio;

- Nova Caçapava – Escola Maria Aparecida França Barbosa de Araújo – 21 de maio;

- Piedade – Escola Hermengarda Rodrigues Braga – 22 de maio;

- Pinus do Iriguassu – Creche Judith Borrulha Ferreira – 20 de maio;

- Santa Luzia – Escola Raif Mafuz – 22 de maio;

- Vila Antônio Augusto – Escola Edmir de Moura Viana – 22 de maio;

- Vila Menino Jesus – Escola Prof. Rafael de Araújo Filho – 20 de maio;

- Vila Paraíso – Escola Dapnhe César Ghidella – 22 de maio.

Famílias não contempladas pelo Programa Alimento Solidário

As famílias não contempladas pelo programa que necessitem de ajuda neste momento de isolamento social continuam a ser atendidas pela Secretaria de Cidadania e pelo Fundo Social de Solidariedade.

No que se refere à distribuição de cestas básicas, o Município conseguiu eliminar a sua demanda reprimida. No mês de abril foram 1.100 famílias atendidas e 800, na primeira quinzena deste mês.

Agora, quem busca ajuda passando pela triagem técnica dos CRAS, recebe os alimentos em um prazo menor que varia em média de 3 a 4 dias.

Mesmo assim, as campanhas para a doação de alimentos continuam no Município, considerando a necessidade de atender essas famílias mensalmente e o período de duração do isolamento social.

As empresas e pessoas que puderem e quiserem doar itens alimentícios não perecíveis podem entrar em contato com a Secretaria de Cidadania das 8h às 15h, nos telefones 3651-6191 ou 3653-3512, ou levar na sede, que fica na Rua Alberto Pinto de Faria, 290 – Jardim Julieta.