Caçapava lança campanha para atrair faltosos da segunda dose da vacina

30/11/2021

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, está lançando uma campanha e disponibilizando novos horários para atrair as pessoas que não completaram seu esquema vacinal com a 2ª dose da vacina contra a Covid-19.

Um levantamento da Vigilância do Município identificou 6.599 pessoas (até o dia 30 de novembro) que estão em atraso com a vacinação da 2ª dose.

Em todas as estratégias, a Secretaria de Saúde tem aberto possibilidades para as pessoas com essa pendência se imunizarem, mas, mesmo assim, muitos não têm buscado os postos de vacinação.

A intenção é chamar a atenção das pessoas para a importância de completarem seu esquema vacinal. Além de estarem vulneráveis aos casos graves da doença, as pessoas que não tomaram a 2ª dose podem ajudar a disseminar variantes do vírus que vai se tornando mais resistente, prejudicando a imunidade coletiva.

Outro motivo para a vacina é o fato de muitos estabelecimentos e eventos pedirem o comprovante vacinal para a participação, entrada ou permanência no local, o que acaba sendo um estímulo, principalmente, para os jovens.

De todas as formas, a vacina é a arma mais poderosa contra a Covid-19 e indispensável para toda a população.

A vacinação para quem está em atraso

Há algumas semanas, a Vigilância Epidemiológica, vem abrindo estratégias que atendam os faltosos. Nos dias 25 e 26 de novembro, horários estendidos até as 20h foram disponibilizados na unidade de saúde do Jardim Rafael para imunização de 2ª dose em atraso da Coronavac, Pfizer e Astrazeneca.

Nesta semana, além da possibilidade de tomar a 2ª dose em atraso nos postos de saúde indicados, no horário das 8h30 às 15h, foi programado um horário estendido na quinta-feira, 2 de dezembro, para a vacinação dos faltosos na própria sede da Vigilância, das 17h às 20h.

A intenção é disponibilizar horários estendidos, periodicamente, para aqueles que não conseguem comparecer nos postos no horário normal, até que o número de faltosos seja reduzido.

Contudo, é necessário ficar atento à programação da vacina, que é publicada no site da Prefeitura (www.cacapava.sp.gov.br) e nas redes oficiais do município.

Horário estendido para faltosos da 2ª dose esta semana: Quinta-feira, 2 de dezembro, das 17h às 20h, na sede da Vigilância (Rua Prof. João Batista Ortiz Monteiro, Nº345 - Vila Antônio Augusto Luiz).