Projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc leva aulas de dança a escolas da rede municipal de Caçapava

Alunos da rede municipal de ensino de Caçapava estão participando de aulas gratuitas de dança ministradas pela professora de dança Marian Guimarães. A atividade faz parte da contrapartida do projeto “Vamos Dançar”, realizado pela professora a partir de recursos da Lei Aldir Blanc de apoio ao setor cultural durante o período de pandemia (Lei Federal 14.017/2020). Participam crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos de idade.

Cada escola oferece 80 vagas. Até o momento, 150 alunos de quatro escolas estão participando da atividade, que acontece nos períodos da manhã e da tarde. Ainda há vagas disponíveis.

As aulas estão sendo realizadas nas seguintes escolas: EMEF Profa. Zélia de Souza Madureira, EMEF Edmir Viana de Moura, EMEF Profa. Daphne César Ghidella e EMEF Prof.Fernando Pantaleão. Outras escolas ainda poderão aderir ao projeto.

“A intenção é levar ao maior número de crianças e adolescentes o conhecimento sobre a arte da dança, na teoria e na prática, e o conhecimento dos benefícios desta modalidade, para o corpo, para a mente e para a alma”, explica a professora.

Ela está ensaiando uma coreografia com todos os alunos para apresentarem nas escolas no encerramento deste ano letivo.

Sobre o projeto Vamos Dançar

O projeto “Vamos Dançar” foi aprovado pela Lei Aldir Blanc em 2020. Para ter acesso aos recursos da lei, os profissionais do setor cultural deveriam apresentar projetos que beneficiassem a sociedade.

A contrapartida do “Vamos Dançar” consiste na oferta de aulas de dança para alunos das escolas municipais, com capacidade de atingir até 80 crianças em cada escola. O objetivo é identificar talentos durante as aulas, para que eles recebam orientação e possam ter uma formação profissional.

A professora Marian Guimarães tem formação em modalidades como balé, jazz e dança contemporânea, tendo feito aulas com os principais professores do Brasil. Estudou as metodologias Russa (VAGANOVA) e Cubana (ENBC). Seu currículo inclui ainda cursos de metodologia e pedagogia da Dança, figurinos, maquiagem de palco e cenografia.

Desde 1977, dá aulas de dança em Caçapava, onde possui uma escola com seu nome. Dançou alguns dos principais papéis dos Ballets de repertório internacional como: “A Bela Adormecida”, “O Lago dos Cisnes”, “Giselle, “Paquita”, entre outros. Além disso, fez curso no Art Center de Ballet de Los Angeles (EUA). Atualmente se dedica a dar aulas em escolas Municipais de Caçapava, onde mora.