Caçapava recebe espetáculo gratuito de contação de história neste sábado (17)

Caçapava recebe neste sábado (17), às 16h, na Praça da Bandeira, o espetáculo “Histórias de Encantamento de Povos Indígenas”, projeto contemplado pelo Proac Expresso Lab, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A apresentação será uma contação de história realizada pelo Mestre Valdeck de Garanhuns e tem o apoio da Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A entrada é gratuita.

Para a apresentação, a equipe utiliza uma mala artística repleta de objetos curiosos, cordéis, instrumentos musicais e um boneco de ventriloquia, o que resulta num espetáculo para todas as idades.

O projeto contempla a apresentação de oito espetáculos de contação de histórias sobre povos indígenas, incluindo as misteriosas lendas e mitos, em cidades do Vale do Paraíba que têm relação com a cultura ancestral, a começar pelo nome.

As cidades selecionadas para receber o espetáculo, além de Caçapava (clareira ou passagem na mata), são: Paraibuna (rio de águas escuras), Igaratá (canoa grande), Guararema (pau d’alho), Jacareí (rio dos jacarés), Caraguatatuba (lugar de muitos caraguás), Ubatuba (canoa-do-rio ou ajuntamento de canoas) e Pindamonhangaba (lugar onde se fazem anzóis).

A região foi escolhida, de acordo com os produtores, por ser um lugar onde habitavam os Tamoio, os Guarani, o Puri, os Guaianás, os Maromimis, os Tupiniquin, os Tupinambás e muitos outros povos que faziam parte das duas maiores nações que eram os Tupi e os Guarani.

Segundo o grupo, a contribuição dada pela riqueza cultural desses povos originários, enriqueceu sobremaneira a formação da nossa cultura, eclética e extremamente diversificada.

Valdeck de Garanhuns é considerado um artista múltiplo, conhecido no Brasil e no exterior. É pedagogo, poeta, arte-educador, artista plástico, ator, compositor, contador de histórias e mestre em teatro de mamulengo.