Sala do Empreendedor alerta para golpes aplicados aos MEIs por e-mail

Sala do Empreendedor alerta para golpes aplicados aos MEIs por e-mail

21/02/2024

 

Um novo tipo de golpe está sendo aplicado aos Microempreendedores Individuais (MEIs): o envio de e-mails com pedido de cadastramento de CNPJ, aviso de cancelamento da empresa, com cobrança ou não de boletos para regularizar a situação. Esses e-mails são falsos e não devem ser considerados pelos empreendedores. Na dúvida, o interessado deve entrar em contato com a Sala do Empreendedor.

A cobrança feita por associações ou oferta de serviços privados para: inscrição de MEI, alteração de cadastro e baixa de MEI, somente poderá ser feita a partir de demanda prévia do próprio MEI.

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos a três obrigações básicas que, caso não cumpridas, podem gerar problemas ou multas: O cadastro de Inscrição Municipal; o pagamento mensal da DAS (emitido diretamente no site do Governo Federal) e a Declaração Anual.

Qualquer dúvida sobre uma dessas obrigações, os empreendedores podem procurar a equipe especializada da Sala do Empreendedor que presta consultoria gratuita.

Dicas para não cair em golpes:

- Não pague nenhum boleto recebido por e-mail, sem antes verificar a veracidade da cobrança;
- Não clique em links de e-mails ou mensagens de WhatsApp de remetentes que você não conhece. E se for de conhecido, confirme com antes com a pessoa.

- Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;

- Nas redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações;
- Acesse somente os canais de informações oficiais.

 

Nova sede da sala do empreendedor

 

Desde o final do ano passado, a Sala do Empreendedor Caçapavense funciona em nova sede, na Avenida Cel. Manoel Inocêncio, 179 – 2º andar – Centro.

As linhas de telefone ainda estão sendo instaladas, mas em breve, será possível o contato pelo número (12) 3653-3209. Os interessados também podem buscar atendimento pelo e-mail [email protected], presencialmente, das 9h às 16h30.