Alunos de Caçapava estão na etapa nacional do 2º Festival SESI de Robótica

Alunos de Caçapava estão na etapa nacional do 2º Festival SESI de Robótica

Uma equipe de alunos de robótica do SESI de Caçapava foi selecionada para participar da etapa nacional do 2º Festival SESI de Robótica, que acontece de 6 a 8 de março, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O projeto foi elaborado dentro do tema “Cidades Inteligentes e a Sociedade do Futuro” e a escolha dos alunos foi sobre a otimização do sistema de iluminação pública.

A equipe vem trabalhando nesse projeto desde o ano passado, quando apresentou a primeira proposta para o Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura, que, por sua vez, deu total apoio à execução do sistema na prática, oferecendo um trecho da Avenida Brasil para que os alunos pudessem implantar o projeto. Embora ainda demande uma adaptação para ser colocado em prática, o projeto promete bons resultados.

Em detalhes, trata-se de um sistema de sensores colocados nos postes de luz que sinalizam, em tempo real, para uma central, as condições das lâmpadas. Sinal amarelo para as lâmpadas que estejam prestes a encerrar seu ciclo de vida e sinal vermelho para as lâmpadas apagadas.

De acordo com o engenheiro eletricista da Secretaria de Obras, Hermínio Aprígio Batista Júnior, com o sistema o reparo de lâmpadas ficaria mais rápido. “Em alguns lugares, as pessoas demoram até dois dias para notificarem a situação ao Departamento de Iluminação, com o sistema isso seria imediato e, em algumas horas, o Departamento teria condições de fazer o reparo”, explicou.

Os alunos que vão representar o SESI de Caçapava no Festival são estudantes de 12 a 16 anos, do 6º ano ao 1º do ensino médio. São eles: Jacquys Barbosa da Silva, Rebeka da Rocha Cardoso, Victor Luiz Koba Batista, Vítor Antônio Vieira da Silva, Vinícius Henrique dos Santos, Pedro Henrique de Oliveira Santos, Isabelle do Rosário Carvalho e Maria Eduarda Miranda de Almeida. O coordenador da equipe é o professor Ibsen Marques.

A etapa nacional conta com a participação de 100 escolas de todo o país e vale vaga para uma etapa internacional. Os alunos, que embarcaram nesta tarde (03) para São Paulo, estão entusiasmados e ansiosos. “Eu estou meio ansioso, com um pouco de medo do que vai acontecer lá e com esperança de que a gente vá passar. Também estou me aproximando mais da equipe o que é muito bom”, falou Jacquys Barbosa da Silva, 12 anos, que viaja com a equipe pela primeira vez.

Eu estou muito feliz e satisfeita, porque é um trabalho que a gente vem realizando há muito tempo. E para a equipe é muito gratificante aprender, se divertir e representar nossa cidade, sendo nosso maior prêmio o conhecimento adquirido ao longo da temporada e o reconhecimento”, disse a aluna do 1º ano, Maria Eduarda Miranda de Almeida.