Caçapava implanta ação de patrulha rural por meio de convênio com Governo do Estado

Nesta quarta-feira (12), entrou em operação em Caçapava a ação de patrulha em áreas rurais do Município com viatura equipada que a Prefeitura adquiriu a partir de convênio firmado com o Governo do Estado, por meio do Programa AgroSP+Seguro.

O objetivo é garantir mais segurança no campo, em uma ação conjunta entre estados e municípios.

A meta é aumentar o patrulhamento na zona rural numa ação preventiva e de combate à criminalidade no campo, reduzindo furtos de residências, roubo de gado, entre outros atos, aumentando assim a sensação de segurança para os moradores dessas áreas.

Por meio do convênio, a Prefeitura de Caçapava recebeu uma viatura específica para o trabalho de ronda na zona rural. Trata-se de um veículo modelo caminhonete 4x4 a diesel turbo e cabine dupla, com identidade visual do programa e adaptado com giroflex e tecnologias como GPS e rádio comunicador.

De acordo com o programa, cabe às administrações municipais, com a participação da Guarda Civil Municipal ou da Polícia Militar, a estruturação do esquema de segurança nas áreas rurais. Em Caçapava, a ação é realizada por meio de parceria entre as Secretarias de Indústria, Comércio e Agricultura e de Defesa e Mobilidade Urbana, com participação da GCM (Guarda Civil Municipal).

Segundo a Prefeitura, a implantação de um trabalho de vigilância na zona rural, com veículo adaptado, aliado ao planejamento estratégico de atividades, propiciará a segurança de agricultores locais e contribuirá para a viabilização econômica das propriedades. O Município possui extensa área rural, onde pessoas residem e trabalham no campo.

O convênio prevê ainda, entre suas metas, a elaboração e execução dos trabalhos de Vizinhança Solidária, por meio do cadastro de moradores, produtores e estabelecimentos rurais, objetivando a criação de grupos para troca de informações, solicitações de auxílio, emissão de alertas, entre outras finalidades.