Caçapava recebe primeiras estações meteorológicas para monitorar as condições climáticas locais

18/04/2023

No final de março, a Defesa Civil de Caçapava recebeu duas estações meteorológicas, adquiridas por meio de emenda do legislativo. Esta é a primeira vez que o Município passa a contar com esses equipamentos, que vão ajudar a coletar dados de quantidade de chuva, velocidade e direção do vento, temperatura, entre outras informações climáticas.

Além das estações, a Defesa Civil também recebeu outros equipamentos: motopoda, soprador com água e motobomba. Esses itens vão ajudar na modernização dos equipamentos de prevenção e resposta a desastres do município.

As estações meteorológicas são alimentadas via painel solar, não sendo dependentes de energia elétrica da concessionária. O envio dos dados é realizado por meio de conexão wi-fi, ou pode ser acessado localmente pela equipe, realizando a coleta dos dados sem fio diretamente via celular.

Além de quantidade de chuva, vento e temperatura, o conjunto de sensores vai coletar dados da umidade relativa do ar, ponto de orvalho, intensidade do sol e pressão atmosférica.

Com esses dados, por meio do processamento online, a Defesa Civil poderá obter uma previsão meteorológica mais apurada, planejar ações como campanhas, alertas para a população, dentre outros, bem como concentrar um registro de dados do clima local, a fim de identificar padrões, para que possamos elaborar ações pontuais de maior eficiência, dados esses nunca coletados desta forma em Caçapava.

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos a fim de iniciar uma malha de monitoramento na cidade. A intenção é que, posteriormente, haja a expansão dessa malha para maior precisão do sistema e maior volume de dados em diferentes regiões.

Os equipamentos estão em fase de configuração e testes iniciais na base da Defesa Civil de Caçapava. Após instalados, os dados em tempo real e registros históricos que forem gerados conforme o tempo de operação, estarão disponíveis online.

A compra dos equipamentos é um projeto de 2021, que foi realizado agora com compra direta do fabricante nacional, que oferecerá todo o suporte necessário para a instalação, configuração, operação e manutenção destes.