NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre a supressão de duas árvores nativas e isoladas (Paineiras) dentro do Parque Ecológico da Moçota, que ocorreu no último dia 14 de setembro, a Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e Secretaria de Educação, esclarece que:

1 – A supressão foi necessária devido ao estado das duas Paineiras, que foram atingidas por forte vendaval em 2018. A situação demandou a análise, pois provocou a perda da copa das duas árvores, impedindo a rebrota significativa das mesmas, há três anos.

2 – As duas árvores localizavam-se muito próximo à pista de caminhada do parque com grande circulação de visitantes, oferecendo risco à segurança dos usuários do local.

3 – Como compensação ambiental pela supressão das duas paineiras, no dia 22 de setembro foi realizado o plantio de 50 árvores nativas no local, possibilitando o aumento de diversidade de espécies no Parque. Conforme a nova Lei Municipal de arborização (Lei 5858/2021), a compensação ambiental é de plantio de 25 mudas para cada uma nativa cortada. Por este motivo, realizou-se o plantio de 50 mudas de espécies como ipês amarelo, roxo, rosa e branco; paineira, pau-brasil, sipibiruna, jacarandá, grumixama, goiaba e pitanga.

4 - A Prefeitura ressalta que o Parque Ecológico da Moçota vem recebendo manutenção constante com podas de limpeza nas árvores e na área de bambuzal para garantir a saúde das espécies e segurança dos pedestres.

5 – Salienta que algumas intervenções são necessárias para melhor interação entres os espaços urbanos e a qualidade ambiental no município. Deste modo, se há a necessidade se suprimir alguma árvore, a Prefeitura mantém o compromisso de reposição dessas espécies por meio do plantio de novas árvores.