Prefeitura de Caçapava entrega 1º PEV Móvel do Vale do Paraíba

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Municipais, apresenta amanhã, 18 de outubro, às 9h, o primeiro veículo adaptado que será usado como PEV (Ponto de Entrega Voluntária) do Vale do Paraíba. A apresentação será na sede da Secretaria para a população e para empresas parceiras do município.

O veículo, um caminhão/ambulância que estava inutilizado e ia ser sucateado, foi totalmente reformado, sem custo para o Município, por meio de uma parceria com a concessionária Rodonaves Iveco Caminhões.

O objetivo foi transformar o veículo num posto móvel para retirada de materiais recicláveis: eletro-eletrônicos, EPS (isopor), óleo vegetal e pilhas e baterias, evitando que esses componentes sejam descartados no lixo comum, contaminando solo e mananciais e aumentando o custo de retirada para a Prefeitura.

O PEV Móvel vai funcionar como o serviço de Cata-bagulho, em que a população pode ligar e agendar a retirada dos materiais. Também está sendo estudado a implantação de uma rota de coleta durante dois dias da semana, em que o veículo vai passar nas empresas cadastradas e recolher os materiais para descarte, dando a destinação correta.

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Municipais, 40% do lixo que é descartado hoje pelo Município poderia ser reciclado, o que reduziria custos e ampliaria a sustentabilidade ambiental.

Caçapava conta hoje com duas unidades do PEV fixas, uma localizada na área central, na sede da Secretaria de Obras (Rua Regente Feijó, 18) e outra no bairro Santa Luzia II (Rua João das Chagas do Nascimento – sede do Motoclube Serpente de Metal), onde a população pode levar os materiais de descarte.

Destinação correta

Os resíduos descartados no PEV são devidamente direcionados, de acordo com a Lei 12.305/10. Para a destinação correta dos materiais coletados pelos PEVs, o Município tem parceria com três empresas, responsáveis pela coleta: Coopertech Resíduos Eletrônicos, de São José dos Campos, responsável pelos resíduos eletrônicos; Luan Recuperadora e Reciclagem de Óleo Vegetal, responsável por retirar, tratar e repassar à Petrobras o óleo vegetal usado que é transformado em biodiesel ou glicerina e Proecologic Reciclagem de EPS (isopor). O repasse dos materiais tem custo zero para o Município.

Somente na unidade central do PEV, de agosto de 2018 a agosto de 2019 foram coletados 12.311,425 kg de eletroeletrônicos; 1.227 kg de EPS e 618 litros de óleo vegetal.