Representantes do Município participaram do 1° Workshop Lixo Zero “Bons Exemplos Inspiram”

03/09/2021

Na última quarta-feira, 1º de setembro, representantes da Prefeitura de Caçapava, do Legislativo Municipal e de organizações da sociedade civil estiveram reunidos no Workshop Lixo Zero “Bons exemplos Inspiram", organizado em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, com o apoio da faculdade Santo Antônio e do Coletivo Lixo Zero de São José dos Campo com o objetivo de conhecer o programa e as possibilidades de implantação dos conceitos dentro do município.

Este foi o primeiro evento realizado com esse propósito em Caçapava. Estiveram presentes três palestrantes virtuais e um presencial que trabalharam conceitos como REPENSAR, REUTILIZAR, REDUZIR E RECICLAR, com exemplos de aplicações práticas em outras cidades. Iniciativas que inspiraram muito os participantes presentes.

Entre os painéis apresentados estavam:

Painel 01: Panorama dos resíduos sólidos urbanos - Dr Francisco Biazini;

Painel 02: Caso Lixo Zero de Santos/SP - Sr° André Tomé;

Painel 03: Caso Lixo Zero de Guarulhos/SP - Sra Celi Pereira;

Painel 04: Soluções para resíduos de construção civil - Luciano Valle Ambiental.

A proposta é que Caçapava comece a pensar na aplicação dos conceitos do Lixo Zero, que consiste em não permitir a geração do lixo (que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos).

De acordo com o instituto, o Lixo Zero é um conceito de vida (seja urbano ou rural), no qual o indivíduo e, consequentemente, todas as organizações das quais ele faz parte, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.

Participaram do evento cerca de 40 pessoas. O intermédio do programa é realizado pela Secretaria de Obras/ DSM (Departamento de Serviços Municipais). A próxima etapa do programa será a realização do Lixo Zero nos bairros, com palestras nas associações de moradores de bairro.