Ações de combate à Dengue continuam em Caçapava

Ações de combate à Dengue continuam em Caçapava

09/11/2023

 

As ações de combate à Dengue, realizadas pelas equipes da Prefeitura, continuam em diversas regiões da cidade. Nesta semana, foram feitas vistorias de casas nas proximidades da Vila Paschoal, Vila Pantaleão, Vila Naly e Jardim São José.

Nesta quinta e sexta-feira, está acontecendo a nebulização na Vila São João e área central. E amanhã haverá continuação das visitas casa a casa, em Caçapava Velha.

A atenção com as medidas de prevenção devem ser constantes no município, principalmente, no período de tempo quente e de chuvas, que trazem as condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença.

Até o momento, desde janeiro deste ano, Caçapava registrou 253 casos positivos de Dengue, sendo 209 autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. Na última avaliação do índice de densidade larvária de Caçapava, que aconteceu em outubro, o município entrou para a classificação de alerta, com índice de 1,1%.

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, quando o índice obtido é menor que 1,% o resultado é satisfatório; de 1,1% (caso de Caçapava) a 3,9% é preciso ficar em estado de alerta; e acima de 4,% é considerado alto risco.

O cuidado para eliminar os criadouros do mosquito é responsabilidade de toda população que deve contribuir com as seguintes ações:

 

- Manter limpos os quintais e caixas d’água (que devem estar sempre tampadas);

- Limpar as calhas das residências, que não podem acumular água da chuva;

- Colocar areia nos pratinhos de flores;

- Instalar telas finas nos ralos para evitar que o mosquito se prolifere nesses ambientes;

- Guardar pneus, garrafas e qualquer outro tipo de vasilhame ou objeto que possa acumular água e se tornar criadouro;

- Denunciar o descarte irregular de lixo em terrenos baldios;

- Caso a pessoa tenha contraído Dengue, usar repelente durante o período dos sintomas para evitar a picada do mosquito e consequente disseminação para outras pessoas.