Caçapava dá início ao projeto Clínica do Bebê

Caçapava dá início ao projeto Clínica do Bebê

05/12/2023

 

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde/ Departamento Odontológico, deu início, na última semana, ao Projeto Clínica do Bebê, no qual crianças de 0 a 3 anos recebem acompanhamento integral de odontologia. O objetivo é atuar nos cuidados precoces com a saúde bucal das crianças, buscando desta maneira, no futuro, uma população adulta livre de cáries.

 

Mais de 20 bebês já passaram por atendimento na unidade, que desenvolve um dos mais importantes projetos de odontologia infantil, sendo referência para a região.  

 

Embora a maioria dos bebês não tenha dentes antes dos seis meses de idade, os cuidados bucais neste período são importantes, pois reforçam desde cedo, a partir da primeira consulta com o dentista, medidas protetivas de combate às cáries, gengivite e problemas de mordida. 

 

O projeto também atua na orientação às famílias quanto aos cuidados na higiene com as crianças e começa no acompanhamento de gestantes, durante o pré-natal odontológico, e também às puérperas, no pós-parto.

 

COMO INGRESSAR

 

O projeto acontece no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), onde o  responsável deve procurar a recepção para demonstrar interesse na participação e obter informações sobre os encontros. O atendimento é realizado por especialistas. O bebê, de 0 a 3 anos, será avaliado numa primeira consulta. 

 

Durante esse período, as crianças receberão todo acompanhamento odontológico necessário para o bom desenvolvimento, trabalhando a promoção e prevenção em saúde bucal.

 

O Centro de Especialidades Odontológicas fica localizado na Rua Prof João Batista Ortiz Monteiro, nº 345, na Vila Antônio Augusto Luiz.