Caçapava é contemplada com o Programa Saúde na Hora

Caçapava é contemplada com o Programa Saúde na Hora

04/10/2023

 

Na próxima segunda-feira, 9 de outubro, a unidade de Saúde da Família de Nova Caçapava passará a funcionar em horário estendido, durante doze horas por dia, das 7h às 19h. A mudança é possível por meio do programa Saúde na Hora, do Governo Federal, que viabiliza o custeio desse atendimento ampliado para os municípios.

O programa vem sendo pleiteado pela Administração junto ao Ministério da Saúde desde 2021. Nova Caçapava foi a escolhida por ser a única unidade do município que cumpre os requisitos de comportar duas equipes de Estratégia Saúde da Família.

Os atendimentos pela equipe de médicos e enfermeiros acontecerão de duas formas: Com agendamento, no horário das 8h às 17h (para pessoas da comunidade) e sob Livre Demanda (sem a necessidade de marcar horário), das 7h às 8h e das 17h às 19h.

No sistema de livre demanda será possível o atendimento de usuários do sistema SUS (Sistema Único de Saúde) que não estejam cadastrados na unidade. A população do bairro não será prejudicada, seguindo o cronograma normal da unidade.

As unidades de Saúde da Família tem como princípio a promoção, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação, atuando de uma forma humanizada para o acolhimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos. São ofertadas consultas médicas, vacinas, tratamento odontológico, acompanhamento de gestantes e bebês e serviços de enfermagem.