Caçapava é referência em tratamento de crianças com sífilis congênita em encontro de Saúde

04/12/2023

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde apresentou, no dia 30 de novembro, sua linha de cuidados às crianças diagnosticadas com Sífilis Congênita, no último encontro de 2023 do Grupo Técnico da Atenção Básica (GTAB), formado pelos 39 municípios que compõe o Departamento Regional de Saúde XVII – Taubaté (DRS).

O trabalho vem sendo desenvolvido no município desde 2021. Todas as crianças diagnosticadas com Sífilis Congênita são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar até os 2 anos de vida. Com essa intervenção precoce, o município tem conseguido bons resultados na diminuição e na prevenção das complicações causadas pela doença, se tornando uma referência neste tipo de cuidado para os demais municípios da região.