Campanha Agosto Dourado de estímulo ao aleitamento materno tem início em Caçapava

01/08/2023

A Prefeitura de Caçapava, em consonância com as orientações do Ministério da Saúde, está lançando, este mês, a campanha de estímulo ao aleitamento materno: Agosto Dourado, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da amamentação para a saúde do bebê e da mãe.

O leite materno é considerado o melhor alimento para o bebê nos primeiros meses de vida, oferecendo benefícios essenciais para a saúde e o desenvolvimento infantil. A campanha também quer garantir o apoio necessário para que as mães possam vivenciar a experiência da amamentação de forma plena e satisfatória.

Além de trazer inúmeros benefícios para os bebês e para as mães, a amamentação aumenta o vínculo afetivo, promovendo uma conexão especial e transmitindo segurança e amor. Outros benefícios são:

Para a mãe:

- Diminui o sangramento pós-parto;

- Acelera a perda de peso;

- Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio;

- Reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Para o bebê:

- Nutrição adequada, oferecendo todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável;

- Fortalece o sistema imunológico;

- Aumenta o vínculo afetivo com a mãe;

- Estimula e fortalece a arcada dentária;

- Melhora a digestão e diminui as cólicas.

Doação de leite materno

É bem comum que algumas mulheres tenham dificuldade ou não consigam amamentar seus filhos logo após o parto. Por isso, qualquer mãe que esteja com leite sobrando pode ajudar um bebê que precise, fazendo a doação no hospital da Fusam (Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava).

Para isso, basta comparecer ao hospital, preencher um cadastro e realizar os procedimentos, conforme orientação da equipe do banco de leite da Fusam. O leite materno é rico em células de defesa e anticorpos, que ajudam a proteger o bebê contra uma série de doenças, como infecções respiratórias, diarréias, alergias e até mesmo doenças crônicas a longo prazo.

Agosto Dourado e outras campanhas da Atenção Básica

A campanha Agosto Dourado vai ser realizada em todas as unidades de saúde, com palestras de orientação pela equipe da Atenção Básica. Além do Agosto Dourado, também haverá palestras sobre Dia da Infância, que promove uma reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças, e sobre a Vacinação da Pólio, para conscientizar da importância da imunização para a erradicação da doença no país.

O cronograma do Agosto Dourado e das demais campanhas é o seguinte:

Tabela Saúde