Campanha Novembro Azul mobiliza rede de atenção básica à saúde em Caçapava

Campanha Novembro Azul mobiliza rede de atenção básica à saúde em Caçapava

01/11/2023

O câncer de próstata é o terceiro tumor maligno mais incidente no Brasil, representando 10,2%, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), ficando atrás apenas do câncer de pele e do câncer de mama. Esses dados mostram o quanto é importante prevenir a doença e detectá-la precocemente para o tratamento eficaz.

Para prevenir é preciso conscientizar e é, com este foco, que a Secretaria de Saúde de Caçapava está iniciando o mês de novembro, lembrando aos homens da importância de buscar o atendimento médico, de fazer o exame periódico e também de manter uma vida saudável.

A campanha envolve palestras e orientação sobre a realização de exames que podem ser a dosagem do PSA (exame de sangue) ou o toque retal. As próprias equipes de saúde serão responsáveis pelo repasse das informações, nas salas de espera de todas as unidades da rede pública do município. (Veja datas na tabela abaixo).

Entre as medidas para evitar o câncer de próstata está a manutenção de um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, além de evitar o tabagismo e o excesso de álcool.

O câncer de próstata também pode apresentar alguns sintomas, aos quais a pessoa deve estar atenta. São eles:

- Dificuldade de urinar;

- Demora em começar e terminar de urinar;

- Sangue na urina;

- Diminuição do jato de urina;

- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

O compartilhamento de informações é fundamental para que os homens não se esqueçam da saúde e busquem fazer sua avaliação médica de rotina. Ao longo do mês, os postinhos estarão preparados para o acolhimento dos maiores de 45 que desejarem fazer o exame de PSA.

A programação de palestras nas unidades é a seguinte:

 

Novembro Azul tabela

 

Novembro Azul se estende para o combate às arboviroses, diabetes e anemia falciforme

 

Além de enfatizar a saúde masculina, o mês de novembro também será dedicado à conscientização de outras três campanhas importantes.

A primeira delas é o combate às arboviroses, que são doenças transmitidas por artrópodes (mosquitos), incluindo a dengue, o vírus Zika, a febre chikungunya, a febre amarela, entre outras. Veja sobre essa campanha NESTE LINK.

A segunda refere-se ao combate ao diabetes, uma doença grave, que precisa ser conhecida e controlada para evitar o aparecimento de outras doenças crônicas relacionadas a ela. As informações sobre o diabetes você confere NESTE LINK.

A última campanha será realizada mais ao final de novembro e fala sobre a anemia falciforme, uma doença hereditária (que passa de pais para filhos) e pode deixar o portador bastante vulnerável. As informações sobre essa campanha serão divulgadas posteriormente.