Outubro Rosa e Verde: mês de conscientização sobre saúde da mulher e combate à sífilis

Outubro Rosa e Verde: mês de conscientização sobre saúde da mulher e combate à sífilis

02/10/2023


O mês de outubro traz duas importantes campanhas da Atenção Básica voltadas, principalmente, para a saúde da mulher. A primeira delas é a do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e ao colo do útero.

O câncer de mama é um desafio global que afeta milhões de mulheres e, que, por falta de informação ou autocuidado, pode ser fatal, se não for detectado a tempo. Por isso, é importante educar as mulheres para o autoexame e para a ação. Conheça os sinais de alerta, que precisam de atenção:

  • Nódulo firme e geralmente indolor;

  • Alterações na pele da mama: vermelhidão, retração ou aspecto semelhante à casca de laranja;

  • Mudanças no bico do peito (mamilo);

  • Pequenos nódulos nas axilas e pescoço;

  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

A detecção precoce faz toda a diferença. A mamografia periódica é fundamental. Recomenda-se fazer o exame a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos. Mas todas as idades podem precisar, de acordo com orientações médicas. Embora o autoexame seja fundamental, ele não substitui o exame clínico.

Para reforçar essas informações, durante todo o mês de outubro, todas as unidades de saúde da atenção primária estarão empenhadas em intensificar iniciativas, oferecendo consultas, exames essenciais e palestras de orientação. A programação é a seguinte:


Câncer de Mama



Outubro Verde

A segunda campanha, que também será abordada no mês de outubro, é o "Outubro Verde", que inicia nesta segunda-feira, 2. O objetivo é conscientizar e combater a Sífilis e a Sífilis Congênita, uma infecção sexualmente transmissível, que representa sérios riscos para a saúde.

A Sífilis Congênita ocorre quando a mãe infectada transmite a doença para o filho durante a gestação ou parto, podendo resultar em malformação do feto, aborto, morte ou sequelas como surdez, cegueira e deficiência mental do bebê.

É de extrema importância que o diagnóstico da Sífilis seja feito precocemente para o sucesso do tratamento. Todos os cidadãos podem acessar o Teste Rápido para o diagnóstico da doença em todas as unidades de saúde do município.

Durante o pré-natal, é fundamental que as gestantes e seus parceiros sejam testados e, se necessário, iniciem o tratamento. É importante lembrar que a Sífilis tem cura.

No próximo sábado, 7 de outubro, todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para a realização de um mutirão de testes rápidos. Além disso, haverá testagem na Praça da Bandeira, das 9h às 13h, no mesmo dia. A participação ativa da população é essencial para o sucesso dessa campanha e para a promoção da saúde de todos.

Além da ação no dia 7, todas as unidades de saúde realizarão palestras de conscientização ao longo do mês, de acordo com a tabela abaixo:


Sífilis