Outubro Rosa terá mutirão de exames, campanhas de conscientização e decoração de prédios

04/10/2021

O Setor de Iluminação da Prefeitura de Caçapava começou, na última semana, a iluminar os prédios públicos do município com a cor rosa, em menção à campanha de conscientização para o combate ao câncer de mama. Essa é apenas uma das ações que o Município vai realizar ao longo do mês de outubro. A Secretaria de Saúde organizou um cronograma de atendimentos e exames que acontecerá da seguinte forma:

Dia 16 de outubro – Dia D de Combate ao Câncer

Haverá mutirão de exames pré-agendados no Posto de Saúde Dr. Odilon de Souza Miranda (Postão), das 8h às 16h. Entre eles, atendimentos oftalmológicos, mamografias, testes rápidos do ISTAids, além de ação preventiva ao câncer bucal.

No mesmo dia, os postinhos estarão abertos, das 8h às 14h, para a coleta de exames preventivos de papanicolau, em prevenção ao câncer de colo de útero. Só não atenderão neste dia as unidades do Jardim São José, do Tataúba, do Pinus do Iriguassu, da Vila Menino Jesus e da UBS Centro de Saúde. Esses dois últimos estarão atendendo a campanha da multivacinação.

Dia 28 de outubro

Haverá novo mutirão de coleta de exames preventivos de papanicolau nos postinhos, nos horários normais de funcionamento das unidades. As mulheres que tenham vida sexual ativa, de qualquer idade, não precisam pré-agendar, basta procurar a unidade no horário de funcionamento. A expectativa da saúde é realizar cerca de 1200 exames a mais do que os já realizados normalmente nos postos.

Dias 19, 20 e 21 de outubro

Nesses dias, a Secretaria de Saúde vai estender o horário de funcionamento para a realização de exames de mamografia das 16 às 20h para todas as mulheres que estejam pré-agendadas. Os exames serão realizados no Postão. A prioridade é para a faixa etária entre 40 a 65 anos. As mulheres que tenham histórico de câncer familiar podem realizar a mamografia a partir dos 35 anos e também aquelas de qualquer idade que tenham notado alguma anomalia (nódulo) na mama. Quem quiser fazer o exame deve solicitá-lo na unidade de atenção básica de sua referência.

Além das datas programadas, o tema e a prevenção serão discutidos nos grupos de atividades físicas da Atenção Básica nos seguintes dias e horários:

- Às segundas, das 8h30 às 10h30 - Igreja Nossa Senhora da Boa Esperança;

- Às terças-feiras, das 8h30 as 10h30 - E.E Arricieles Natali, Aldeias da Serra;

- Às quintas-feiras 8h30 as 10h30 - CRAS da VMJ;

- Às sextas-feiras, das 8h30 às 10h30 - Campo do Padre;

- Às sextas-feiras, das 14h às 16h – na EMEF Hermengarda Rodrigues Braga.

Os CAPS, farão atividades de roda de conversa, testes rápidos e encaminhamento para exames das mulheres que utilizam seus serviços.

Outra ação será a realização da palestra “Alimentação saudável na prevenção ao câncer”, que será ministrada pelas nutricionistas da Atenção Básica em cada postinho, ao longo do mês. O cronograma das palestras será divulgado posteriormente.

Além das programações de saúde, uma intensa campanha de conscientização está sendo feita nas redes sociais do município e nas unidades de saúde da Prefeitura.