Prefeitura realiza força-tarefa para limpeza urbana, combate à Dengue e ao aparecimento de escorpiões em Nova Caçapava

30/11/2023

Entre os dias 4 a 15 de dezembro, a Prefeitura de Caçapava, por meio das secretarias de Saúde (Vigilância Epidemiológica e Zoonoses) e de Obras (Serviços Municipais), realiza um grande mutirão de limpeza urbana e campanha de conscientização com moradores, no bairro de Nova Caçapava.

O objetivo da ação é eliminar pontos de vícios de descarte irregular de lixo, reduzindo criadouros do mosquito Aedes aegypti e a infestação de escorpiões, que têm como principal alimento insetos, entre eles, a barata que é comum de ser encontrada nesses locais de descarte.

Enquanto as equipes de limpeza urbana atuarão nas regiões do bairro, recolhendo o lixo deixado nas áreas públicas, um caminhão de Cata-Bagulho vai passar nas ruas, retirando o material para descarte deixado pelos moradores na calçada. A ação de Cata-Bagulho acontecerá nos dias 6, 8, 9, 13 e 15 de dezembro das 8h às 11h.

Durante todos os dias da ação, haverá visita casa a casa das equipes da Dengue e dos agentes comunitários de saúde do bairro. A proposta é orientar os moradores sobre as boas práticas de acondicionamento do lixo, a necessidade de ficar atento a possíveis criadouros de mosquito da Dengue e o que deve ser feito caso a pessoa contraia a doença. As equipes da saúde também vão orientar sobre as formas de evitar o aparecimento de escorpiões nas residências e a maneira de proceder caso aconteça alguma picada.

A expectativa é que toda a comunidade se mobilize junto com os setores governamentais para manter condições favoráveis à Saúde Pública, evitando o aumento de casos de arboviroses e diminuindo possibilidades de acidentes com escorpiões, que acabam se tornando mais comuns nos períodos mais quentes do ano.

A escolha dos bairros e a incidência da Dengue

A ação que começa em Nova Caçapava será estendida, posteriormente, em datas a serem programadas, para as regiões do Jardim São José/ Vila Santos/ Jardim Raphael; Vila Antônio Augusto; Sapé 1; Vila Resende e Santa Luzia, podendo ainda ser realizada em outros bairros a serem definidos.

A escolha dessas localidades foi feita pela Secretaria de Saúde/ Vigilância Epidemiológica, devido a maior incidência de casos de Dengue ou de constatação de focos do mosquito.

Atualmente, Caçapava tem confirmados 253 casos positivos da doença e a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada em outubro deste ano, foi de 1,1, o que põe o município em classificação de alerta, principalmente considerando o período mais chuvoso e quente que está por vir, nas próximas semanas.

As recomendações para evitar a doença continuam as mesmas e podem ser conferidas neste LINK.

Aparecimento de escorpiões e a ação nos bairros

Quando há o surgimento de escorpiões em residências ou locais próximos, o munícipe deve protocolar um pedido de vistoria na unidade de saúde de sua referência, solicitando vistoria da Vigilância em Zoonoses, que vai fazer um diagnóstico do local e indicar as medidas de segurança. Se o animal for capturado, deve ser acondicionado em um pote de vidro ou plástico com álcool e entregar junto com a requisição.

A melhor forma de combater os escorpiões é manter limpos quintais e terrenos, evitando a proliferação de insetos, sua principal fonte de alimento. Além disso, medidas como colocação de telas em ralos, eliminação de frestas e buracos, colocação de espelhos em tomadas e acendedores são sempre bem-vindas para não deixar que esses animais invadam as casas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o uso de venenos não é a melhor solução, considerando que os animais são extremamente resistentes e tendem a deixar seus esconderijos quando percebem a presença do veneno para procurar novos abrigos, o que pode significar estimulá-los a ir para dentro de casa e aumentar a possibilidade de picadas. O melhor a fazer é proteger a casa e manter sempre tudo limpo ao redor.

Neste ano, Caçapava registrou 26 incidências de escorpionismo (picadas de escorpiões) e o município não tem registro de nenhum óbito. Porém com a chegada do verão e o aquecimento global que se faz perceber nas alterações climáticas, o aparecimento desses artrópodes tem sido muito constante, o que aciona o alerta de atenção, principalmente quando há famílias com crianças pequenas.

Crianças até 10 anos de idade, se forem picadas, devem receber o soro antiescorpiônico em até uma hora, pois há risco de morte. O único hospital que tem o soro no município é o hospital da Fusam. As pessoas devem ir direto ao Pronto Socorro da Fusam e não perder tempo em ir a hospitais privados.

No caso de bebês que comecem a chorar sem motivo, a recomendação para os pais ou cuidadores, mesmo que não encontrem o escorpião, é que conduzam o bebê ao hospital, imediatamente, porque geralmente a picada não deixa marcas e a ação rápida é fundamental para salvar a criança.

Cata-Bagulho – o que será recolhido

A ação do Cata-Bagulho em Nova Caçapava vai acontecer nas datas já mencionadas acima (6, 8, 9, 13 e 15 de dezembro, das 8h às 11h). É importante que todos os moradores colaborem com a ação, colocando na calçada todos os materiais inservíveis que devem ser descartados, durante o horário mencionado.

Como estamos em período de chuva, é importante que os moradores não deixem nada na rua em momentos chuvosos e nem deixem materiais menores mal acondicionados que possam, em ocorrência de tempestades, obstruírem bueiros.

Exceto restos de construção, os demais inservíveis, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, garrafas etc. serão recolhidos. As equipes não recolhem materiais dentro das residências.