Prefeitura realiza mutirão de coleta de exames no Pinus do Iriguassu

Prefeitura realiza mutirão de coleta de exames no Pinus do Iriguassu

9/01/2023

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, no último sábado, 7 de janeiro, um mutirão de coleta de exames laboratoriais na unidade de saúde do Pinus do Iriguassu. O objetivo foi antecipar a realização dos exames agendados para as pessoas que já haviam passado pelo médico e que aguardavam na fila de espera. 

A estratégia tem sido realizada em outras unidades de saúde para diminuir o tempo de realização dos exames laboratoriais que não demandam urgência. A meta é conseguir atender a todos os pedidos encaminhados pelos médicos em até 30 dias, agilizando o diagnóstico e o atendimento dos pacientes. 

Em dezembro, já tinham sido feitos mutirões no Tataúba e no Eldorado. E até o final de janeiro, outras três unidades de saúde devem ser beneficiadas. Os pacientes com exames agendados são avisados com antecedência pela própria equipe da ESF (Estratégia Saúde da Família).

No Pinus, foram feitas 59 coletas de 92 pacientes agendados. 33 pessoas não fizeram os exames e, dessas, 32 não justificaram a ausência. Os faltosos terão nova chance de realizar os exames nos seus dias agendados, mas voltarão para a fila de espera.  

 

Faltas não justificadas

Um dos principais problemas da Atenção Básica em Saúde são as faltas não justificadas tanto no atendimento de consultas, como para a realização de exames. 

Quando um paciente perde o dia marcado para o seu procedimento e não justifica com antecedência, ele automaticamente tira a vaga e o horário que poderia ser direcionado para outro paciente com a mesma demanda, aumentando assim o tempo de espera para a realização de exames, ou atendimento do médico. 

É importante que todos que precisarem faltar tenham o hábito de avisar antecipadamente à unidade onde o procedimento será realizado.