Saúde dá início a campanha Dezembro Laranja contra o câncer de pele

04/12/2023

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, durante o mês de dezembro, uma intensificação das ações de conscientização e orientação sobre o diagnóstico precoce do câncer de pele. A campanha, intitulada de Dezembro Laranja, acontece em todas as unidades de saúde.

A pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha um papel fundamental na saúde. O câncer de pele é uma doença causada pela exposição excessiva à radiação ultravioleta (UV), tornando-se um crescente desafio para a saúde pública. A doença manifesta-se de diferentes formas, sendo os tipos mais comuns o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Todos eles têm uma ligação direta com a exposição solar prolongada ao longo da vida.

Como na maioria das doenças, a prevenção desempenha um papel vital na redução do risco de desenvolvimento do câncer de pele. Medidas simples, como o uso regular de protetor solar, roupas que protegem contra os raios UV, e evitar a exposição excessiva ao sol nos horários mais intensos, são essenciais para manter a saúde da pele.

Além disso, a detecção precoce é crucial para o tratamento bem-sucedido do câncer de pele. Qualquer alteração na pele, como mudanças em pintas existentes, o surgimento de novas lesões ou feridas que não cicatrizam, deve ser avaliada por um profissional de saúde.

Para reforçar essas informações, as equipes da Atenção Básica realizarão uma série de palestras nas salas de espera das unidades de saúde, de acordo com o cronograma abaixo:

Dezembro Laranja cronograma