Saúde lança a campanha Fique Sabendo de conscientização sobre as ISTs

Saúde lança a campanha Fique Sabendo de conscientização sobre as ISTs

07/12/2023

 

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à campanha Fique Sabendo, de conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O objetivo é oferecer uma oportunidade de diagnóstico precoce, sigiloso e acessível a todos, por meio do teste rápido de sífilis e HIV, doenças muitas vezes silenciosas que podem ter consequências graves se não forem detectadas a tempo.

 

É o Dezembro Vermelho, em que todas as unidades de saúde estarão em campanha para conscientizar e oferecer os testes rápidos aos munícipes.

 

Entre as metas da campanha, estão AMPLIAR A TESTAGEM para Sífilis e HIV, permitindo que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer seu status de saúde e iniciem o tratamento precoce e também PREVENIR AS ISTs, passando informações sobre métodos de prevenção e práticas sexuais seguras.

 

O sigilo e o acolhimento são assegurados em todos os procedimentos de testagem. Em casos de resultados positivos, as pessoas serão acolhidas por profissionais de saúde treinados, que oferecerão aconselhamento individual e orientação sobre o tratamento disponível.

 

Os interessados podem procurar as unidades de saúde (postinhos) ou SAE/CTA, no Postão, para efetuarem os exames que têm resultado na hora. As unidades de saúde também realizarão palestras de conscientização, conforme cronograma abaixo:

 

Dezembro vermelho

 

 

Prêmio Luiza Matida

 

Em 2022, Caçapava ganhou o prêmio Luiza Matida, devido à redução nos indicadores de transmissão vertical de HIV, ou seja, da transmissão da doença de pais para filhos. O prêmio é uma realização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

 

Valoriza os municípios que cumprem os seguintes critérios: Cobertura mínima de quatro consultas no pré-natal; cobertura de gestantes infectadas com HIV em uso de tratamento antirretroviral da infecção (TARV), no pré-natal; profilaxia de crianças expostas ao HIV nas primeiras 24 horas de vida.

 

O prêmio Luiza Matida, idealizado pelo Programa Estadual DST/Aids-SP, que é uma homenagem à falecida médica e sanitarista Luiza Harunari Matida.

 

A médica foi uma referência na medicina pediátrica, coordenou e elaborou a implantação de políticas públicas, e se mobilizou em prol de ações estratégicas para a eliminação da transmissão vertical do HIV e sífilis no Programa Estadual de DST/Aids.