Saúde realiza campanha de conscientização contra anemia falciforme

Saúde realiza campanha de conscientização contra anemia falciforme

24/11/2023

 

Para encerrar o mês de novembro, a Secretaria de Saúde de Caçapava está realizando a campanha de conscientização sobre a anemia falciforme, uma doença hereditária grave, mais comum em afrodescendentes, que exige acompanhamento do paciente por toda a vida. O objetivo é informar a população sobre a ocorrência da doença, diagnóstico, tratamento e recomendações.

Esta é a quarta campanha de saúde do mês de novembro, que também trouxe a abordagem sobre a saúde do homem/ câncer de próstata, diabetes e combate às arboviroses.

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, que se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e, consequentemente, a oxigenação dos tecidos.

O diagnóstico é feito de duas formas: pelo teste do pezinho nos bebês recém-nascidos e também por meio de exames laboratoriais de análise da hemoglobina, como a eletroforese de hemoglobina e o teste de falcização.

Entre os sintomas indicativos da doença estão:

- Dor forte provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e falta de oxigenação nos tecidos;

- Dores articulares;

- Fadiga intensa;

- Palidez e icterícia;

- Atraso no crescimento;

- Feridas nas pernas;

- Tendência a infecções;

- Cálculos biliares;

- Problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais;

- Priapismo.

A pessoa portadora da doença deve ser acompanhada por uma equipe multiprofissional e o tratamento pode ser feito por meio de medicamento, transfusões de sangue e, raramente, transplante de medula óssea.

 

Recomendações para os pacientes:

 

- Exija que o teste do pezinho seja feito em seu filho/a logo depois do nascimento. Se for constatado que é portador de anemia falciforme, encaminhe-o rapidamente para um médico especialista;

- Procure imediatamente assistência se a pessoa com anemia falciforme tiver uma crise de dor. Embora, às vezes, ela possa ser tratada em casa com analgésicos, repouso e ingestão de muito líquido, só o médico poderá avaliar a necessidade de internação hospitalar;

- Entenda a febre do portador de anemia falciforme como um sinal de alerta e não faça uso de medicamentos sem orientação médica do especialista que acompanha o caso;

- Leve imediatamente para o hospital mais próximo uma criança com anemia falciforme que tenha ficado pálida de repente.

Para abordar esses tópicos e outros detalhes da doença, as equipes das unidades de saúde da Atenção Básica vão realizar uma série de palestras programadas para os próximos dias, de acordo com o seguinte cronograma:

Cronograma Falciforme

 

Ação na Praça da Bandeira no dia 2 de dezembro

 

Além das palestras nas unidades de saúde, no dia 2 de dezembro, sábado, haverá uma ação na Praça da Bandeira, a partir das 9h. Serão ofertados exames laboratoriais gratuitos para a população afrodescendente, de forma a identificar a presença da doença nesse público.

A ação será realizada pela Comissão da Igualdade Racial OAB e o CMPDCN – Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais, como dor nos ossos e nas articulações, síndrome mão-pé (crianças), infecções (pessoas com doença falciforme têm maior propensão), úlcera (ferida) de perna, sequestro do sangue no baço (é uma complicação da doença que envolve risco de vida e exige tratamento emergencial).