Vigilância Sanitária informa sobre proibição de câmeras de bronzeamento artificial

30/08/2023

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Vigilância Sanitária Municipal, informa que, no dia 31 de julho, a Advocacia Geral da União publicou a confirmação na Justiça da validade da resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – RDC 56/2009, que proíbe o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial, com finalidade estética. (Veja este link).

O motivo é a emissão da radiação ultravioleta que pode causar câncer de pele, não havendo um nível seguro de exposição aos raios ultravioletas, que possa ser regulamentado pela agência.

Desde 2009, o procedimento está proibido no Brasil, mas havia uma ação proposta por um particular que buscava obter autorização para explorar esse tipo de serviço. A ação não foi acatada e foi mandida a resolução da Anvisa.

Entre os riscos possíveis ao realizar este tipo de procedimento, estão o envelhecimento cutâneo, problemas de visão, queimaduras, desidratação e o câncer de pele que pode ser considerado o mais grave deles.

A equipe da Vigilância Sanitária está à disposição para esclarecer dúvidas sobre este fato pelo telefone (12) 3652-2088.