Caçapava realiza mutirão para entrega de doações às famílias atingidas pelas chuvas em Santa Luzia

02/10/2023

A Defesa Civil de Caçapava, em parceria com as demais secretarias da Prefeitura, realizou, na última sexta-feira (29), a entrega de doações às famílias atingidas pelas chuvas no bairro Santa Luzia. Foram entregues colchões e lonas (doados pela Central da Defesa Civil do Estado), cestas básicas (Secretaria de Desenvolvimento Social e Defesa Civil), roupas (Fundo Social de Solidariedade) e telhas (doações de empresas locais).

Até o momento, foram cadastradas 275 famílias que tiveram destelhamento e/ou perdas materiais com a entrada de água nas casas. 127 famíliasforam atendidas em algumas de suas necessidades pela equipe da Defesa Civil, que vem atuando na região desde a noite da primeira chuva.

Embora o número de famílias seja grande, não houve desabrigados e a situação não atendeu aos requisitos legais para decretar estado de calamidade. A maioria das casas teve problemas com a chuva de pedra, que atingiu, principalmente, os telhados, em sua maioria de telhas mais finas ("brasilit").

A ação da sexta-feira contou com a parceria de todas as secretarias municipais, que somaram recursos, como transporte, equipes e segurança para a distribuição dos materiais.

A Secretaria de Desenvolvimento Social também disponibilizou ao longo do dia uma equipe de assistência do CRAS para atendimento aos moradores, no sentido de orientá-los sobre os programas assistenciais do Município e cadastrar aqueles com perfil para atendimento. Foram cadastradas 40 famílias na ocasião.

Além da ação emergencial, a Defesa Civil e o Fundo Social de Solidariedade lançaram uma campanha para aproximar doadores de pessoas que necessitam de doações. As informações sobre esta campanha podem ser conferidas NESTE LINK.