Projeto conta histórias de moradores de Caçapava com exposição fotográfica e documentários

Executado com recursos da Lei Paulo Gustavo, projeto reúne documentários com lançamento nesta quinta-feira, dia 9, e exposição no Mercado Municipal com abertura no sábado, dia 11

Caçapava recebe nesta semana as ações do projeto Um Furo No Muro, aprovado na Lei Paulo Gustavo no município, por meio do Edital Nº 18/SMCT/2023.

Um Furo No Muro é um projeto que registra histórias de personagens do município. São oito documentários e uma exposição fotográfica. A première dos filmes acontece nesta quinta-feira, dia 9 de maio, às 19h, no Centro Cultural Ruy Barbosa (Praça Dr. Pedro de Toledo, 136) e o lançamento oficial da exposição, que mede mais de 100m², será no dia 11 de maio, sábado, às 10h, no Mercado Municipal de Caçapava, data em que os filmes também ficarão disponíveis no site umfuronomuro.com.br

Dividido em etapas, a primeira fase de Um Furo No Muro recolheu indicações populares por meio do site do projeto. Foram mais de 120 recomendações, destas, 25 personagens iniciais foram escolhidos. A segunda etapa contou com entrevistas e uma curadoria detalhada, resultando nos oito personagens que terão seus retratos estampados nos muros do Mercado Municipal e suas histórias contadas em curtas-metragens (VEJA ABAIXO QUEM SÃO OS PERSONAGENS).

Idealizado por Sérgio Veríssimo Bigu, o projeto nasceu da vontade de apresentar à cidade um pouco daquilo que compõe o seu DNA, as pessoas e suas vivências. Segundo ele, o objetivo foi criar uma atmosfera de pertencimento e fazer do mercadão uma plataforma cultural e artística.

Todos somos protagonistas e capazes de influenciar positivamente outras pessoas. Mas ter a possibilidade de escolher 8 histórias dentre dantas, garantiu ao projeto a oportunidade de produzir documentários realmente muito emocionantes”, afirma.

A exposição física ficará disponível na fachada do Mercado Municipal, ocupando 100m² de impressão explorando a técnica de instalação lambe-lambe, sendo uma das maiores exposições fotográficas outdoor do Vale do Paraíba. Os retratos foram produzidos por Marco Antonio da Silva Vieira, jovem fotógrafo do Parque Eldorado, que capturou a essência de cada um dos 8 protagonistas do projeto.

Um Furo No Muro é um dos destaques que a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) vai potencializar na cidade de Caçapava, importante ferramenta para o impulsionamento do mercado cultural e o fomento de um espaço de encontro comum e popular, impactando diretamente a população local.

Um Furo no Muro é uma produção Studio Play Marketing com apoio da Prefeitura Municipal de Caçapava. Projeto aprovado na Lei Paulo Gustavo.

Sobre o projeto

Um Furo No Muro é um projeto multimídia desenvolvido pela agência Studio Play Marketing, há 15 anos sediada em Caçapava e desenvolvedora de projetos como o Big Pool Day e Cidade Vazia, com projetos realizados por todo o Brasil e exterior. O projeto envolve fotografia, impressão em grande formato, videodocumentário e website. A exposição contará com um QR Code e impressão em braille que indicará ao público o site para a exibição dos documentários em streaming.

VEJA QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS

Dona Georgina - Escravizada na juventude e sem direito à educação, criou 17 filhos. Aos 97 anos de vida, compartilha uma história surpreendente.
Valéria Bonifácio - Das partidas em Caçapava à Copa do Mundo de Futebol. Uma verdadeira história de superação e vitórias.
Darcy Breves - Uma vida inteira dedicada à educação e à pesquisa da cultura popular em Caçapava.
Fauzer Leandro - Ele viu a vida do filho escorrer pelas mãos mas nunca desistiu. “Minha vida pela dele até o fim!”
Piteco - O artista plástico que coloriu Caçapava pelos quatro cantos da cidade e hoje enfrenta a perda da visão.
Sr Adônis - Diácono ativo na tradição de Corpus Christi, ele nos conta como era a Caçapava dos anos 60.
Reinaldo Montalvão - Um rosto presente na TV e na internet, o caçapavense que ganhou o Brasil com as artes cênicas.
Dona Vilma - Mais de 120 anos de empreendedorismo em cinco gerações na produção de doce caseiro em Caçapava.

UM FURO NO MURO - Pré-lançamento

Data: Quinta-feira, 09 de maio

Local: Centro Cultural Ruy Barbosa (Praça Dr. Pedro de Toledo, 136, Centro)

Hora: 19h (início da exibição dos filmes às 19h30)