Saúde de Caçapava institui cartão de acompanhamento para pacientes suspeitos de Dengue

Saúde de Caçapava institui cartão de acompanhamento para pacientes suspeitos de Dengue

14/03/2024

 

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, está seguindo um novo protocolo do Ministério da Saúde, replicado pelos governos estaduais, com a instituição de um cartão de acompanhamento de pacientes suspeitos de terem contraído alguma arbovirose, como a Dengue, por exemplo.

Na prática todo paciente com sintomas da Dengue ou de outra arbovirose (Zica, Chikungunya, entre outras) que der entrada na unidade de saúde, seja da Atenção Básica (postinhos) ou do Hospital, vai receber um cartão, onde ficará anotado todas as informações referentes ao seu estado de saúde desde o primeiro atendimento.

O objetivo é que o cartão sirva de guia para os profissionais da saúde, permitindo o acompanhamento adequado do paciente e a tomada de medidas preventivas e terapêuticas de forma rápida e eficaz.

Além disso, no cartão constará as recomendações pertinentes: repouso, hidratação, cuidados com a automedicação, data do início dos sintomas, exames físicos e laboratoriais já realizados e datas de retorno.

Com o novo instrumento, a expectativa é que os pacientes com dengue sejam acompanhados de forma mais acertiva e com maior atenção aos quadros que apresentem agravamentos na condição de saúde, evitando, dessa forma, perder tempo nas ações necessárias para restabelecer a saúde do paciente.

Atualmente, Caçapava possui 391 casos confirmados da doença, sendo 370 autóctones, ou seja, de pessoas que contraíram a doença no próprio município.

 

Medidas preventivas de combate à Dengue

 

Mesmo com o novo protocolo da saúde (cartão de acompanhamento), as medidas preventivas e básicas de combate à Dengue ainda são as velhas conhecidas da população. São elas:

- Elimine qualquer recipiente que possa acumular água parada, como pneus velhos, vasos de plantas, baldes, recipientes de água, garrafas e latas vazias, calhas entupidas, entre outros;

- Mantenha caixas d'água e ralos tampados;

- Faça a manutenção de piscinas;

- Instale telas em portas e janelas se possível;

- Use sempre repelente, mesmo que diagnosticados com a dengue, pois o mosquito adquire o vírus por meio da picada em uma pessoa infectada e se torna vetor da doença;

- Faça sempre o descarte de lixo de forma regular;

- Não jogue lixo e entulhos nas vias públicas ou terrenos.