Secretaria de Finanças divulga resultado da pesquisa sobre LDO 2025

10/04/2024

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Finanças, divulgou esta semana o resultado da pesquisa online realizada entre os dias 22 de março a 3 de abril para ouvir sugestões da população sobre o planejamento orçamentário do município (LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o ano de 2025.

A pesquisa avaliou os setores onde a população considera que devem ser aplicados mais recursos (áreas prioritárias para receber investimentos). Além de alguns setores previamente sugeridos, havia espaço para que as pessoas descrevessem outras ações que julgassem necessárias para mais atenção da Administração.

O questionário foi respondido por 122 pessoas, e o setor mais indicado para investimentos foi o setor de saúde, principalmente, investimentos na Fusam. Temas como, transporte público e pavimentação de vias também foram sugeridos.

As 20 sugestões apresentadas previamente no questionário que receberam mais indicações para o recebimento de investimentos pela Administração pública, foram as seguintes:

1º – Atendimento hospitalar e ambulatorial de urgência (Pronto Socorro da Fusam);

2º – Atendimento hospitalar no hospital;

3º – Atenção Básica (saúde da família, saúde bucal e postos de saúde);

4º – Atendimento de média complexidade (Samu, CAPS, Reabilitação e Especialidades);

5º – Conservação de ruas públicas (recapeamento e pavimentação);

6º – Assistência Farmacéutica;

7º – Vigilância sanitária e epidemiológica;

8º – Educação – Ensino Fundamental;

9º – Educação Inclusiva;

10º – Educação Infantil;

11º – Educação Profissional;

12º - Direitos das crianças e adolescentes;

13ª – Obras e serviços municipais – calçadas e ciclovias;

14º – Direitos dos Idosos;

15º – Parcerias com organizações sociais;

16º – Merenda escolar;

17º – Iluminação pública;

18º - Proteção Básica – Centro de Referência da Assistência Social;

19º – Coleta e destinação de lixo;

20º – Meio ambiente (educação ambiental, viveiro de mudas, reciclagem).

Além dos setores pré-sugeridos, as pessoas que responderam o questionário também sugeriram melhorias no transporte público, implantação de novos PEV, investimento no serviço de poda de árvores e implantação de AME no município para a realização de exames.

O objetivo é que a pesquisa ajude a captar a percepção da comunidade sobre os setores que demandam maior atenção e investimentos, com isso possa inspirar as principais propostas para a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2025.