Secretaria de Saúde lança campanha Novembro Azul

Secretaria de Saúde lança campanha Novembro Azul

10/11/2021

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando durante o mês de novembro a Campanha Novembro Azul, de conscientização para a prevenção do câncer e cuidado com a saúde do homem.

Todos os postinhos de Caçapava vão participar com a ampliação de vagas para a coleta de sangue necessária à realização do PSA (Antígeno Prostático Específico da sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens), usado para rastrear o câncer de próstata em homens assintomáticos. Serão disponibilizadas cinco vagas a mais de PSA por semana, ao longo do mês, para cada unidade de saúde.

Qualquer pessoa da família pode fazer a solicitação do exame na unidade e o interessado comparece apenas para a coleta. Devem fazer o exame todos os homens de 50 anos ou mais, ou homens de 45 anos ou mais que tenham histórico de câncer na família, ou que sejam da raça negra, população em que a incidência da doença é maior.

Para solicitar o exame, o interessado ou familiar deve comparecer na unidade de saúde, levando RG, Cartão SUS e comprovante de residência.

Além dos exames, a Secretaria de Saúde vai intensificar a campanha de prevenção com postagens nas redes sociais e cartazes nas unidades de saúde.