Caçapava se prepara para as celebrações de Corpus Christi

Caçapava está se preparando para a celebração de Corpus Christi, que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 8 de junho. Neste ano, cerca de 1.500 voluntários devem participar da confecção dos tradicionais tapetes de areia colorida para a procissão.

A celebração é organizada pela forania Nossa Senhora D’Ajuda, que reúne um conjunto de seis paróquias do município, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Em Caçapava, a tradição está completando 60 anos. De acordo com o diácono Adonis de Souza Pinto, que participa da organização da celebração, a prática de decorar as ruas com os tapetes coloridos teve início em 1963, quando as famílias que residiam próximas às ruas por onde passava a procissão, começaram a enfeitar a frente de suas casas e trechos das vias.

Neste ano, serão utilizadas cerca de 70 toneladas de areia e 111 quilos de tinta para o preparo dos enfeites, que vão decorar 3,5 km de vias.

As ruas por onde passará a procissão serão interditadas a partir das 20h de quarta-feira, dia 7, até as 22h de quinta-feira, dia 8. Os motoristas são orientados a retirarem os carros dessas vias durante esse período para que as equipes de voluntários possam trabalhar (veja no texto abaixo as ruas que serão interditadas).

A procissão

A programação da procissão terá uma novidade neste ano. Em vez de começar no Santuário de Santo Antonio e percorrer as ruas do Centro com destino ao Campo do Padre, na Vila Pantaleão, o cortejo fará o trajeto inverso.

A celebração terá início às 16h com uma missa no Campo do Padre. A procissão sai às 17h, passando pelas seguintes ruas: José Venâncio Nogueira, Sargento Geraldo Berti, Tenente Mesquita, Capitão Carlos de Moura, Treze de Maio e Marquês do Herval. Na Igreja Matriz de São João Batista, haverá uma parada para uma bênção. Depois, segue pela Ladeira São José, cruza a Avenida Brasil, segue pela Av. Dr. José de Moura Resende, Rua Santo Antonio e, finalmente, Santuário de Santo Antonio, onde será realizada a bênção final.

Interdição de vias

A Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Caçapava informa que, das 20h de quarta-feira (7), até 22h de quinta-feira (8), as seguintes ruas serão interditadas para o trânsito de veículos durante a produção dos tapetes:

Rua José Venâncio Nogueira (até esquina com Dona Amélia Pantaleão); Sargento Geraldo Berti; e Ruas Tenente Mesquita e Capitão Carlos de Moura.

A Rua XV de Novembro terá o sentido invertido entre a Rua José Bonifácio e a Rua Capitão Carlos de Moura. A Rua Marechal Deodoro também terá o sentido invertido entre essas duas ruas.

Estarão interditadas também as ruas Treze de Maio (a Rua Sete de Setembro estará liberada apenas para moradores), Marquês do Herval (entre o QG – Comando da 12 ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel até é a igreja Matriz); Ladeira São José, Av. Dr. José de Moura Resende (entre Avenida Brasil e o Centro Cultural), Rua Santo Antonio até o Santuário e trecho da Rua São Bento em frente à Igreja.

Na Av. Vera Cruz, o trecho entre o Viaduto dos Portugueses até a Av. Brasil fluirá em sentido duplo.