Bandeira

Bandeira

A bandeira é o principal do grupo dos três símbolos municipais: bandeira, brasão e hino. A de Caçapava foi idealizada pelo Lions Clube local e elaborada pela lei municipal 1.333, de 6 de outubro de 1969, na administração do prefeito José Miranda Campos (Zito Miranda). O primeiro hasteamento da bandeira de Caçapava foi no dia 14 de abril de 1970 – data em que se comemorou o 115º aniversário da cidade, que foi elevada à categoria de vila em 1855.

 

Justificativa e simbolismo

O simbolismo da bandeira de Caçapava descreve que seus elementos encontram-se esquartelados em cruz, sendo os quartéis verdes, constituídos por quatro faixas amarelas carregadas de três estrelas vermelhas cada uma, dispostas duas a duas no sentido horizontal e vertical e que partem dos vértices de um losango amarelo central, onde o Brasão Municipal é aplicado.

De conformidade com a tradição da Heráldica Portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, as bandeiras municipais podem ser oitavadas, sextavadas, esquarteladas ou terciadas, tendo por cores as mesmas constantes do campo do escudo e ostentando ao centro uma figura geométrica, onde o Brasão Municipal é aplicado. A Bandeira de Caçapava obedece à essa regra geral, sendo esquartelada em cruz, evocando, também nesse estilo, o espírito cristão de seu povo.

O Brasão ao centro representa o Governo Municipal e o losango amarelo (onde é contido) simboliza a própria cidade sede do município. A cor amarela é símbolo de glória, esplendor, grandeza e mando. As faixas que partem dos vértices do losango central, dividindo a bandeira em quartéis, simbolizam a irradiação do Poder Municipal a todos os quadrantes de seu território. As faixas são carregadas, cada qual de três estrelas vermelhas, representando as inúmeras cidades fundadas pelos intrépidos bandeirantes caçapavenses. A cor vermelha é símbolo de audácia, intrepidez, coragem e valentia.

Os quartéis, assim constituídos, simbolizam as propriedades rurais existentes no território municipal. O verde dos quartéis é símbolo de dignidade, honra, cortesia, alegria e abundância, é a cor simbólica da esperança, lembrando os campos veraciantes onde vicejam os arrozais, fazendo esperar copiosa colheita.

 

Construção modular

A Bandeira Municipal de Caçapava deve ser reproduzida com 14 (quatorze) módulos de altura da trabalha por 20 (vinte) módulos de comprimento do retângulo. A largura das faixas amarelas será de 1 (um) módulo e as estrelas terão 1/3 (um terço) de módulo de diâmetro.

A distância dos vértices do losango central para os bordos da Bandeira ou o comprimento das faixas, será de 4 (quatro) módulos nos quatro lados, ficando assim o losango central com 12 (doze) módulos de comprimento por 9 (nove) módulos de altura.