Museu Ipiranga

Espaço Cultural do 6º BIL e Museu Ipiranga

Caçapava é privilegiada por abrigar tesouros da História do Brasil e do Exército. Uma visita ao Espaço Cultural do Regimento Ipiranga é indispensável ao interessado na História de campanhas militares brasileiras, como a Guerra do Paraguai (1864-1870), Guerra do Contestado (1912-1916) e a Revolução Constitucionalista (1932).

Porém, o grande tesouro que o espaço abriga é o Museu Ipiranga, com acervo oriundo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Documentos, fotos, armamentos, maquetes, fardamento, bandeiras, estandartes e espólios de guerra são encontrados por todo museu. No acervo, por exemplo, chama atenção a metralhadora alemã MG 42, apelidada pelos expedicionários brasileiros na Itália de “Lurdinha”, e o fuzil Springfield, utilizado pelas tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Monumento ao expedicionário

Praça de Exposições


MUSEU DO REGIMENTO IPIRANGA

O Espaço Cultural do Regimento Ipiranga conta com o Museu Ipiranga, o Monumento ao Expedicionário, a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, a Praça que abriga armamentos de maior porte e exposições de fatos mais recentes e uma sala que é dedicada apenas a contar a participação dos militares do 6° BIL que compuseram a Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (Minustah).

 

paneis em papel fotografico foto 6 museu ipiranga


Alerta Atenção: Durante a Pandemia o atendimento presencial está suspenso, sendo somente por telefone ou e-mail, expediente das 9h às 16h.


Endereço

R. do Porto
Vila Paraíso, CEP: 12280-040

Horário de Atendimento
das 9h às 11h e 14h às 16h, de segunda à quinta
apenas na parte da manhã às sextas
Para visitá-lo, basta agendar com a Seção de Relações Públicas do 6º BIL

Contato
Telefone: (12) 3652-6057

VER LOCALIZAÇÃO