Parque Ecológico da Moçota recebe dois festivais culturais neste fim de semana

1º Festival de Hip Hop é atração de sábado (19); no domingo (20), destaque é o “5º Festival Cultural da Moçota”; entrada é gratuita

O Parque Ecológico da Moçota, em Caçapava, será palco de dois festivais culturais neste fim de semana, com entrada gratuita. No sábado (19), das 10h às 17h, recebe as atrações do 1° Festival de Hip Hop de Caçapava, evento que reunirá apresentações de rap, breaking e grafite; workshops e batalhas de rima. No domingo (20), o destaque será a quinta edição do Festival Cultural da Moçota com atividades como shows musicais, apresentação infantil, cortejo de bonecões e vivência sobre meio ambiente. Nos dois dias haverá exposição de produtos artesanais e área de alimentação.

O Festival de Hip Hop é realizado pela Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio da Secretaria de Educação, e tem como objetivo incentivar o trabalho de artistas locais que atuam nas diversas linguagens que integram o movimento. O evento também atende à lei municipal 5.871/2021, que institui no município a Semana do Hip Hop.

A programação contará com workshops de breaking, rap e DJ, a partir das 10h, abertos ao público. A inscrição pode ser feita no local, antes da atividade.

A partir das 13h, o evento terá como destaque apresentações de coletivos de breaking, grafite, rap e apresentação de DJ. No encerramento do festival, haverá batalhas de rap, DJ e breaking.

FESTIVAL CULTURAL DA MOÇOTA

Já o Festival Cultural da Moçota é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Associação Paulista dos Amigos da Arte, Programa Juntos Pela Cultura, chamada pública Tradição SP.

A programação ocorrerá das 10h às 17h. O espaço abre às 10h, com exposição de artesãos e área de alimentação. Às 11h, haverá apresentação do Projeto Guri – Polo Caçapava. O grupo é formado por 30 crianças, alunos das oficinas de violão e canto coral do polo.

Na sequência, às 12h, o destaque será uma apresentação da Orquestra Canto da Viola, de Caçapava, sob regência do maestro Rosenil dos Santos. O grupo de viola caipira reúne 35 músicos e o roteiro inclui clássicos da música raiz com ritmos como guarânia, arrasta-pé, entre outros.

A partir das 13h30, a programação contará com uma vivência sobre sensibilização com ervas aromáticas com a engenheira agrônoma Ana Paula Masseo. A atividade é aberta à participação do público. O objetivo é sensibilizar os sentidos por meio do conhecimento de texturas, perfumes e sabores das plantas.

A atração das 14h é destinada ao público infantil, com o show “Teteia, intervenção Infantil no Mundo Lúdico”, com a palhaça Teteia. No espetáculo, três artistas fazem intervenções, brincadeiras e contação de histórias, promovendo interação com o público.

Às 15h30, o destaque será um cortejo com os Bonecões da Mantiqueira, com a artista Ana Sales. São quatro bonecões com uma performance de dança de ritmos como carnaval, frevo, forró, dança do boi, maracatu e coco.

Encerrando a programação, a Banda 9 Volts apresenta um show com sucessos do pop rock da música brasileira, às 16h30.

O Parque Ecológico da Moçota fica na Rua  Antonio Guedes Tavares, S/N. Vila Menino Jesus. Entrada franca.