ACESSIBILIDADE

Festa São João de Caçapava será realizada em versão online

Festa São João de Caçapava será realizada em versão online

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realiza entre os dias 17 e 27 de junho a segunda edição online do São João na sua Casa. Devido à pandemia, a adaptação para o formato virtual da Festa São de Caçapava, considerada uma das maiores do gênero no estado de São Paulo, foi a forma encontrada para manter a tradição e ainda colaborar com as entidades assistenciais do município. Veja aqui as instituições que participam

A programação online contará com live de shows musicais e exibição de vídeos sobre oficinas, brincadeiras e tradições juninas nas redes sociais da Prefeitura. Além disso, para manter a característica de evento beneficente, doze entidades assistenciais do município participam por meio da comercialização dos produtos típicos da festa nos sistemas drive-thru e delivery. A renda será destinada aos projetos que desenvolvem.

Uma série de posts nas redes sociais da Prefeitura, até o dia 27, integra a programação virtual. A população será chamada a participar por meio do envio de fotos com memórias da festa para a hastag #TempoBãodeSãoJoão, que será lançada dia 17 nas redes sociais da Prefeitura. O período para recebimento das imagens é de 17 a 22 de junho. As fotos serão publicadas no site oficial do município no dia 23.

No dia 19, será exibido um vídeo produzido especialmente para a ocasião sobre a tradição do carro de boi nas comemorações do São João.

Já no dia 21, às 18h, a atração será o vídeo da “Oficina São João Menino”, ensinando a confeccionar as populares bandeirinhas que são marca da decoração da festa.

No dia 24, dia de São João, padroeiro de Caçapava, haverá missa solene na Igreja Matriz de São João Batista, às 10h, com a participação do Coral Municipal de Caçapava e transmissão pelas redes sociais da igreja.

Shows

No dia 24 de junho, das 19h às 21h, terá início a série de lives com shows musicais. A abertura será com a exibição de um vídeo do Padre Leandro dos Santos e a bênção do mastro. Na sequência, haverá live com a cantora Li Maria.

No dia 25, a live terá início às 19h10 com apresentação da Banda Marcial de Caçapava, sob regência do maestro Lucas Naresi. Serão sete integrantes, entre sopro e percussão, com repertório de ritmos como xote e baião. Às 19h30, live com o músico Miguel Palmeira.

No sábado, dia 26, das 19h30 às 20h30, a live será com um show do músico Cassinho Vieira Trio.

No domingo, dia 27, a programação de encerramento terá início às 11h30. Das 12h às 12h30, a Banda Marcial de Caçapava volta a se apresentar, virtualmente, com dois grupos de percussão e sopros. E na sequência terá início a live da cantora Aline Duque.

História da Festa

Com mais de 80 anos de tradição, a Festa São João de Caçapava está completando 15 anos de existência no formato atual. Unindo elementos dos festejos juninos do Nordeste brasileiro com as características da cultura caipira do interior paulista, o evento se firmou ao longo desses anos como um dos maiores festivais culturais do gênero no Vale do Paraíba e no estado de São Paulo. Antes da pandemia, a média de público era de 60 mil pessoas por edição.

Durante esse tempo, foi palco para apresentações dos principais nomes da música popular brasileira e também da música regional. Renato Teixeira, Almir Sater, Sérgio Reis, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, além dos saudosos Dominguinhos e Inezita Barroso, e dos grupos regionais Paranga e Trem da Viração, foram alguns dos que deram brilho à festa.

Veja a programação completa do São João na sua Casa (acompanhe pelas redes sociais da Prefeitura):

Dia 17

Lançamento nas redes sociais da campanha #TempoBãodeSãoJoão – A população pode enviar, no período de 17 a 22 de junho, fotos de edições passadas da festa. O material será publicado dia 23 de junho.

De 17 a 30 de junho

9h às 17h - Exposição da imagem de São João Batista na Estação Fornovo di Taro

Dia 19

12h - Vídeo sobre a tradição do Carro de Boi

Dia 21

18h – Vídeo da Oficina São João Menino (como fazer bandeirinhas)

Dia 24

10h – Missa Solene na Igreja Matriz de São João Batista

Participação do Coral Municipal de Caçapava

19h - Vídeo sobre Bênção do Mastro com Padre Leandro dos Santos
19h30 – Live com Li Maria

Dia 25

19h10 – Live Apresentação da Banda Marcial de Caçapava, sob a regência do maestro Lucas Naresi

19h30 – Live com Miguel Palmeira

Dia 26

19h - Live com Cassinho Vieira Trio

Dia 27

12h às 12h30 – Live com Banda Marcial de Caçapava

12h30 – Live com Aline Duque