Prefeitura instala placa de estacionamento mais inclusiva com vaga para autista

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana, instalará nesta terça-feira (19) placa de vaga de estacionamento para pessoas com deficiência, incluindo o símbolo do autismo, na Praça da Bandeira, oposto ao Fórum.

Além do SIA (Símbolo Internacional de Acessibilidade), a placa receberá o laço símbolo do autismo, uma vez que as pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) também podem utilizar a vaga de estacionamento para pessoas com deficiência.

A medida é necessária para orientar a população sobre os direitos do autista, visando evitar constrangimentos quando da utilização da vaga.

Gradativamente, todas as placas de estacionamento para pessoas com deficiência em Caçapava receberão o “Laço do Autismo”, começando pela região central.

A Prefeitura ressalta que para utilização da vaga, é necessário o porte do Cartão de Deficiente, que poderá ser solicitado na Secretária de Defesa e Mobilidade Urbana, localizada na Av. Coronel Manoel Inocêncio, 999, Jardim Santo Antônio, apresentando cópias do RG e do comprovante de endereço, além de laudo médico.

A pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista) não precisa ser o condutor do veículo, entretanto é necessário que na ocasião o veículo esteja sendo utilizado para o seu transporte.

Sobre vaga de estacionamento para deficiente - Quem tem direito?

Para estacionar em vagas para deficientes é necessário se enquadrar em uma das seguintes condições:

- Usuários de cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos e próteses com deficiência física nas pernas ou nos pés que gerem dificuldade para caminhar;

- Incapacidade intelectual ou deficiência visual que impossibilite ou dificulte a pessoa andar por si só;

- Mobilidade reduzida temporária, devido a cirurgia que provoque dificuldades momentâneas para se locomover, mediante solicitação médica.

VEJA NESTE LINK COMO RETIRAR O CARTÃO