Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado com evento na Praça da Bandeira

27/03/2024

A Prefeitura de Caçapava, por meio do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) e da Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação, realiza, no dia 2 de abril, das 8h30 às 12h, na Praça da Bandeira, um dia especial em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, sob o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”.

O objetivo é mostrar para a população os serviços que o município oferece por meio da Educação, da Cidadania, Saúde e das instituições assistenciais para as pessoas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista.

Participarão do evento as seguintes entidades e parceiros: NAI, Conviver, APAE, CRAS, CAPSi, Trotando em Frente, PAT e Essência Azul, além dos professores da Educação Especial das escolas, que vão expor os trabalhos realizados com os alunos. Também haverá estandes para a visitação e exposição dos serviços ofertados.

A Secretaria de Cidadania vai orientar sobre como pedir a carteirinha do autista; a Secretaria de Saúde, por meio do CAPSi, vai apresentar os serviços prestados na atenção ao autista; Educação / NAI vai mostrar sua réplica da oficina de atendimento, que engloba aparelhos de estimulação motora.

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) vai fazer um cadastro para possíveis vagas de pessoas com deficiência que venham a surgir no mercado de trabalho.

Além do Dia D na Praça da Bandeira, os professores das salas de educação especial estão realizando ações de conscientização nas escolas polo durante todo o mês.