Educação inicia nesta sexta-feira Jornada Pedagógica para rede municipal de ensino

01/02/2024

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação, inicia nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, uma série de capacitações e encontros que visa a formação dos profissionais da rede municipal do ensino para o início do ano letivo de 2024. A jornada tem como tema “Saberes em Rede” e o lema é “Inspirar para transformar”.

O primeiro encontro, programado para o dia 2, acontecerá nas próprias unidades de ensino e trata-se de um acolhimento entre os diretores e sua equipe escolar, nos dois períodos letivos. O objetivo é revisitar o Projeto Político Pedagógico das escolas e traçar as metas para 2024.

No dia 5 de fevereiro, acontecerá um grande encontro, no Clube Jequitibá, no período da manhã e à tarde, que envolverá todos os funcionários da Educação para uma palestra ministrada por Rafael Taikei, sob o tema: Inspirar para transformar: Construindo uma bússola para a vida – Desenvolvimento de habilidade socioemocional.

Durante este evento, os funcionários da Educação serão abordados para uma dinâmica em que escreverão em um papelzinho as características que possuem que geram inspiração em pessoas. Esses papeizinhos se tornarão as folhas de uma árvore que ficará alocada na sede da Secretaria de Educação, durante o ano.

No dia 6 de fevereiro, a jornada é direcionada especificamente para os professores que passarão por formação técnica pedagógica ministrada pelo SESI, com o objetivo do melhor aproveitamento do material didático do Sistema SESI-SP.

A formação acontecerá em três escolas diferentes: EMEF Pereira Bueno (para professores de Educação Infantil), EMEF Eliel de Almeida Martins (Ensino Fundamental I) e EMEF Edmir Viana de Moura (Fundamental II e EJA). Ainda no dia 6, haverá também formação de gestores na EMEF Lindolpho Machado.

No dia 7 de fevereiro, será a vez das equipes das escolas em período integral, EMEF Daphne César Guidella e EMEF Zélia de Castro Marques participarem de uma palestra sob o tema “Concepção de Escola em Tempo Integral: Metodologias criativas à escola de tempo integral – Cultura Maker”, ministrada pelo palestrante Renan D. Domingos. O encontro acontecerá na EMEF Edmir Viana, nos dois horários.

No mesmo dia, haverá encontro de gestores, no salão da Casa da Criança e formação de professores sobre Atendimento Educacional Especializado, na EMEF Edmir Viana de Moura, com a mediação da Chefe de Divisão de Educação Especial.

Já no dia 8 de fevereiro haverá novo encontro de Gestores (diretores e vices), sob o tema “Como trabalhar as dimensões pedagógicas, administrativas e de resultados no contexto escolar, respeitando a singularidade”. O encontro acontece no salão da Casa da Criança, com a mediação da secretária de Educação.

O encerramento da programação acontece no dia 9 e abrange o acolhimento das famílias nas respectivas escolas e o planejamento compartilhado na EMEF Pereira Bueno para falar sobre os Planos de Ensino em Rede e o protagonismo docente.

Volta às aulas

A volta às aulas acontece no dia 15 de fevereiro para todos os alunos da rede municipal de ensino. No dia 17, os alunos do Ensino Fundamental terão o DIA LEGAL. E no dia 19, haverá acolhida às famílias, às 19h, durante o HTC dos professores, com a temática “A construção de uma escola inclusiva, eficaz e dinâmica pelo elo família e escola”.