Parque da Moçota obtém autorização para meliponário e inicia manejo de Abelhas Nativas sem Ferrão

Parque da Moçota obtém autorização para meliponário e inicia manejo de Abelhas Nativas sem Ferrão

30/01/2024


O Parque Ecológico da Moçota alcançou uma conquista significativa ao obter a autorização para a implantação de um meliponário, destinado ao manejo de Abelhas Nativas Sem Ferrão (ANSF). O documento foi emitido por meio do Sistema Integrado de Gestão de Fauna Silvestre (GEFAU), vinculado ao Governo do Estado de São Paulo.

Inicialmente, quatro espécies de ANSF foram autorizadas para integração no meliponário: Mirim-preguiça (Friesella schrottkyi), Lambe-olhos (Leurotrigona muelleri), Iraí (Nannotrigona testaceicornis) e Jataí-amarela (Tetragonisca angustula). Um espaço dedicado a essas espécies foi criado no parque, com a perspectiva de expansão ao longo do tempo. A autorização tem validade até janeiro de 2034.

O objetivo da criação é inserir as abelhas nos projetos de educação ambiental da Moçota e também para ajudar na polinização das flores do parque. Para agendar visitas e conhecer o meliponário, os interessados devem entrar em contato com o Parque Ecológico da Moçota por meio de suas redes sociais ou pelo WhatsApp, no número (12) 3652-9009.