Secretaria de Educação realiza reunião para reafirmar cultura de paz nas escolas

20/04/2023

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na tarde da quarta-feira (19), uma reunião com diretores de escolas, equipe técnica da secretaria e forças de segurança para discutir formas de ação para manter a segurança e as relações saudáveis dentro das escolas. A reunião aconteceu no GAMT (Grupo de Assessoria e Mobilização de Talentos) e contou com a presença do Capitão da PM de Caçapava.

Um dos principais tópicos abordados no encontro foi a manutenção de uma cultura de pacificação nas unidades escolares, e o alerta aos diretores para identificação de situações pontuais que possam culminar em alguma situação de crise.

A Secretaria de Educação enviará uma carta aberta aos pais explicando as principais medidas de segurança que foram adotadas pelas escolas. A carta também pede o apoio das famílias na atenção ao comportamento dos filhos nas redes sociais e também ao apoio à cultura de paz nas escolas.

Nesta quinta-feira, as aulas da Educação Infantil e das creches aconteceram normalmente e as de Ensino Fundamental foram realizadas remotamente, devido ao Conselho de Classe dos Professores. Em nenhum momento foi identificada qualquer ameaça referente às escolas da rede municipal.

Medidas de prevenção e segurança

- Controle da entrada e saída dos alunos;

- Acionamento imediato da Guarda Municipal ou Polícia Militar pelo 190;

- Manutenção de diálogo com a comunidade escolar e vizinhança para o estabelecimento de parcerias para uma vigilância solidária;

- Monitoramento 24 horas por dia de câmeras instaladas nas escolas por empresa de segurança, conectadas ao COI e com acesso às imagens em tempo real para os diretores das escolas;

- Rondas escolares pelas equipes da GCM e Polícia Militar;

- Campanhas em prol da Cultura da Paz no ambiente escolar, promovendo o acolhimento, o diálogo respeitoso e a escuta ativa.