Caçapava é premiada por bom desempenho no Programa Município Verde Azul

Caçapava é premiada por bom desempenho no Programa Município Verde Azul

Caçapava participou nesta terça-feira (19) do evento Certificação do Programa Município Verde Azul, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). O município, representado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, recebeu um prêmio por estar entre os 280 municípios com maior desempenho ambiental do Estado de São Paulo.

O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes. Duranta a cerimônia, o governo estadual entregou certificações a 280 municípios paulistas no nono ciclo do Programa Município Verde Azul (PMVA). O evento reconheceu o comprometimento dessas cidades com o desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental. Caçapava foi premiada com um troféu e um certificado.

O Programa Município Verde Azul é um programa do governo estadual que apoia a gestão ambiental nas cidades paulistas. Essas localidades são, anualmente, avaliadas e classificadas de acordo com critérios de sustentabilidade. Dos 645 municípios, apenas 280 cidades alcançaram o desempenho ambiental. Caçapava está entre essas 280 cidades, classificada no Nível "QUALIFICADA 1" (Pontos)

De acordo com o Governo de São Paulo, o “programa visa alinhar a gestão ambiental do Estado e dos municípios, proporcionando capacitações e apoio técnico para as prefeituras. No ciclo referente aos anos 2022 e 2023, aprimorou sua metodologia, incluindo critérios mais objetivos de avaliação, como passivos ambientais, e retomou seu calendário anual de atividades. As ações propostas são organizadas em dez diretivas que abrangem temas estratégicos, como Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade”.
A pontuação de Caçapava no programa, nos últimos cinco anos, é a seguinte: 2018 = 39,01 pontos; 2019 = 40,34 pontos; 2020 = 30,90 pontos; 2021 = 11,52 pontos; 2023 = 64,00 pontos (Qualificado 1)