Caçapava inicia mapeamento de acessos das Unidades de Conservação

Caçapava inicia mapeamento de acessos das Unidades de Conservação

06/03/2023

 

No último sábado, 4 de março, foi realizada a 1ª vistoria na Unidade de Conservação da Serra do Palmital e do Refúgio da Vida Silvestre da Mata da Represa, com o objetivo de cumprir as diretrizes do Plano de Manejo dessas áreas, identificando todos os acessos às duas unidades.

A equipe que fez a vistoria foi formada por integrantes do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Turismo e Defesa Civil, acompanhadas de um ambientalista, e de representanes da APMASP (Associação Preservacionista dos Moradores da APA da Serra do Palmital).

A identificação dos acessos se faz necessária por diversos motivos, entre eles, o de entender se esses caminhos e trilhas estão sendo preservados ou se têm sido utilizados para exploração ilegal e/ou crimes ambientais.

Outro ponto, é o mapeamento dos acessos para atuação no caso de ocorrências como queimadas, principalmente no período de estiagem que inicia em abril.

E por último, a estruturação dessas áreas com identificação dos caminhos e trilhas possibilitará que, posteriormente, a região possa receber aportes turísticos, dando o suporte para a visitação de pessoas.

A previsão é que todo o mapeamento, inclusive com o uso de GPS, seja concluído em até 6 meses de trabalhos. O plano de Manejo das APAS (Áreas de Preservação Ambiental) de Caçapava foi instituído em 2018.

 

Fotos: Lígia Zanco