Parque da Moçota faz levantamento de avifauna e publica registros no site oficial do município

Parque da Moçota faz levantamento de avifauna e publica registros no site oficial do município

26/03/2024

 

O Parque Ecológico da Moçota realizou, entre fevereiro e março deste ano, um levantamento das espécies de aves da região. O registro agora passa a constar em uma aba no site oficial NESTE LINK.

O objetivo é disponibilizar para a população informações sobre a riqueza da avifauna do parque, no intuito de ajudar na sua preservação, construir um banco de imagens em parceria com outros observadores e também promover eventos de observação entre interessados pelo assunto.

Foram registradas 111 espécies de aves, incluindo seis espécies endêmicas da Mata Atlântica. Os resultados indicam que o Parque Ecológico da Moçota pode ser um importante hotspot para a avifauna na região do Vale do Paraíba.

O método utilizado para observar as aves foi o método de ponto fixo, que envolve ficar parado por um tempo determinado e registrar todas as espécies observadas, por meio de aparatos como câmeras, binóculos etc.

Inicialmente, foram colocadas no site 11 espécies de aves observadas: Alma-de-gato, Andorinha serradora, Bigodinho, Biguatinga, Garça-branca-grande, Irré, Tuim, Tesourinha, Suiriri, Socó-dorminhoco, Sanhaço-cinzento, Pardal, Lavadeira-mascarada. Em breve, novas espécies serão inseridas na página.